Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cooperativismo

planejamento

Desenvolvimento rural brasileiro será debatido durante conferência nacional

Na terça-feira (15), os delegados serão divididos em 12 comissões temáticas que discutirão blocos de propostas. O resultado desses debates vai passar por quatro plenárias – uma para cada eixo temático da conferência – e, por fim, por uma plenária final que vai aprovar as propostas que servirão de base para a construção do texto do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

Foto: Tamires Kopp/MDA

Desenvolvimento rural brasileiro será debatido durante conferência nacional

Desenvolvimento rural brasileiro será debatido durante conferência nacional

Durante três dias, 1,5 mil pessoas de Norte a Sul do País vão discutir e planejar o futuro do Brasil rural a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (2ª CNDRSS). De maio a setembro deste ano, aproximadamente 42 mil pessoas entre governo e sociedade civil debateram propostas para o desenvolvimento do rural brasileiro. Crédito, inclusão produtiva, acesso à terra foram alguns dos tópicos apresentados nas etapas territoriais, intermunicipais, setoriais, temáticas, e que farão parte dos temas a serem discutidos na conferência nacional.

Leia mais Alunos da rede municipal vão participar de Conferência do Meio Ambiente
Conferência encerra encontro com vistas a debater diretrizes aplicáveis aos resíduos sólidos

O objetivo é a elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS) que, segundo o secretário da Agricultura Familiar (SAF/MDA), Valter Bianchini, vai auxiliar as políticas públicas de desenvolvimento do meio rural.

“Esse plano vai servir de subsídio para políticas territoriais, estaduais e, principalmente, nacionais. Quer seja para requalificar ações estaduais, seja para sugerir outras iniciativas. O plano vai trabalhar, ainda, políticas para ampliar a qualidade de vida. O intuito é ouvir toda a diversidade do Brasil rural e trabalhar políticas multisetoriais do conjunto de ministérios e secretarias que compõem a estrutura de Governo Federal", explica.

De acordo com a assessoria da MDA, a abertura oficial da conferência será realizada nesta segunda-feira (14), a partir das 18h30. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), presidirá a solenidade.

No total, 1,5 mil pessoas estarão presentes no evento, entre delegados eleitos nas 26 Unidades da Federação e no Distrito Federal e delegados que terão voz e voto nas discussões das propostas que servirão como base para a construção do plano; e observadores e convidados do poder público e da sociedade civil.

O encontro será realizado no Complexo Brasil 21, no Setor Hoteleiro Sul, centro da Capital Federal. A conferência é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet