Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cooperativismo

até domingo

Festa do Caju do Rio da Casca fomenta desenvolvimento da comunidade; Veja fotos

Foto: João de Melo

Festa do Caju do Rio da Casca fomenta desenvolvimento da comunidade; Veja fotos
O 11º Festival do Caju, o Cascaju, segue até domingo (20), na comunidade de Rio da Casca, localizada a 45 quilômetros do município de Chapada dos Guimarães. O evento é realizado pela Associação de Moradores e Produtores Rurais do local (AMPRRC) e teve início na última terça-feira (15).

Leia mais: 
Sindicato Rural repassa a entidades filantrópicas R$ 20 mil recebidos em indenização da Monsanto
Orientação irá ajudar criadores de peixe sobre documentação do Parque Aquícola de Manso

Para a realização do evento a comunidade teve a parceria da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e Secretaria Municipal de Agricultura e Escola Municipal do Rio da Casca.

Segundo a presidente da AMPRRC, Ana Calar Santos Marques, o Cascaju tem o propósito de fomentar o desenvolvimento da comunidade e envolver os moradores na organização do comercio dos produtos regionais, sobretudo, os derivados do caju. Durante a festa a comunidade expõe artesanatos, realizam bailes, servem comidas típicas, além de promover ações entre amigos para a arrecadação de recursos.

O dinheiro adquirido com o evento é destinado para a melhoria da estrutura da própria associação e comunidade. “A arrecadação da festa deste ano, vai ser para construirmos a cozinha da associação”, afirmou Ana Carla Marques, que há quatro meses está à frente da presidência da AMPRRC.

A festa

No primeiro dia do festival duas palestras foram proferidas, sendo um voltada para “A cultura do cajueiro”, ministradas pelo técnico agropecuário e biólogo da Empaer Amarildo Sampaio Anchieta e a segunda sobre “Criação de galinha caipira”, apresentada pela médica veterinária da Secretaria Municipal de Agricultura de Chapada dos Guimarães, Laura Maria da Silva.
Conforme explicou o coordenador regional da Empaer de Cuiabá, Vico Capistrano de Alencar, a intenção sempre foi trabalhar com aquilo que a comunidade deseja fazer.

Já o pesquisador da Empaer, Carlos Milhomem de Abreu, a maior parte da nossa alimentação ainda é oriunda do campo. “Podemos perceber que a comunidade é tipicamente agrícola, casas espalhadas com grandes quintais e nós temos um projeto de revitalização do caju na Baixada Cuiabana, que inclui
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet