Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Ecologia

Alunos e professores do IFMT Cáceres publicam resultados de pesquisas sobre biocombustíveis

Pesquisas que apontam alternativas para produção sustentável de etanol e biodiesel desenvolvidas no IFMT Campus Cáceres por alunos e professores do Curso Superior de Tecnologia em Biocombustíveis foram destaques no 7º Simpósio Nacional de Biocombustíveis realizado na última semana em Cuiabá. O evento promovido pela Associação Brasileira de Química reuniu pesquisadores, agentes governamentais e do setor produtivo de todo o país para fomentar debate sobre as tecnologias atuais aplicadas à produção, melhorias técnicas e perspectivas de novas tecnologias, além de aspectos como política, mercado e meio ambiente.

Com 24 participantes no evento, o IFMT Cáceres apresentou oito trabalhos, a exemplo de estudos sobre a utilização de produtos de origem vegetal como o Cumbaru, o Jenipapo, Mamona e Babaçu para produção de biocombustíveis. A pesquisa intitulada “Avaliação Físico-Química do Óleo de Cumbaru como Matéria-prima Potencial para Produção de Biodiesel” coordenada pelas professoras Cláudia Roberta Gonçalves, doutora em Biotecnologia, e Isabel Matos Fraga, mestre em Engenharia Química, é resultado de projeto de iniciação científica, financiado pela instituição que tem como integrantes os alunos pesquisadores João Paulo Egues Lira, Thayana Conceição Alves e Ana Paula Arruda.

A pesquisa sobre a “Obtenção de Etanol a partir de Jenipapo (Genipa americana L.)” coordenada pelos professores Wagner da Cunha Siqueira, doutor em Engenharia Agrícola, Cristian Jacques Bolner de Lima, doutor em Engenharia Química e pós-doutor em Microbiologia Aplicada, e da professora Selma Alves Abrahão, doutora em Engenharia Agrícola, resultou em trabalho de conclusão de curso da formanda de Biocombustíveis Suzane Carmem da Guia Almeida e contou com a participação dos alunos pesquisadores Lobato Pozo Barbosa e Juliana Avelar de Carvalho.

Em outro estudo, coordenado pelo professor Cristian Lima, os alunos pesquisadores Fabio Gonçalves Marinho, Jailson Silva Rodrigues, Eduardo Dias Maia e Jean Paulo Batista Araújo testaram a mistura do Biodiesel de Mamona com o biodiesel de Babaçu com o objetivo de enriquecer o desempenho do produto.

O reaproveitamento do Óleo de soja usado em frituras também foi objeto de estudos que resultou em apresentação de trabalhos no Simpósio. Coordenados pelas professoras Isabel Fraga, Cláudia Gonçalves e pelo professor mestre em Ciências Florestais e Ambientais, José Renato Maurício da Rocha, os alunos pesquisadores Mariely de Carvalho Rodrigues e Leonam Ricardo de Arruda Silva estudaram a caracterização físico-química de óleo de soja usado em frituras coletado em estabelecimentos comerciais de Cáceres.

O óleo residual de fritura também foi objeto de pesquisa orientado pelo professor,mestre em Química, Demétrio de Abreu Sousa, com os alunos Mayara Chagas de Ávila e Juliana Avelar Carvalho que resultou no título publicado no simpósio: “Planejamento Experimental para a Avaliação de Parâmetros Reacionais da Transesterificação de Óleo Residual de Fritura para a Produção de Biodiesel”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet