Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agricultura

Em GO, alta produção de tomate movimenta o campo e as indústrias

Produtores que fornecem tomate para a indústria estão satisfeitos com a safra deste ano. A produção é boa e o preço também.

O cultivo do tomate industrial em Goiás, maior produtor nacional, acontece nas proximidades de 12 indústrias de processamento instaladas em regiões diferentes do estado.

No município de Paraúna, Diogo Ferreira está apostando pela primeira vez na cultura. Até o ano passado, ele plantava milho em 160 hectares e conta que a indústria fornece agora as mudas e os insumos. Ele define o preço a ser pago, que varia de R$ 180 a tonelada até R$ 250, dependendo da época do ano.

Diogo deve produzir este ano 12,8 mil toneladas e antes mesmo do plantio, ele tinha a venda garantida na indústria que fica em Goiânia, a 150 quilômetros.

Na indústria, o tomate passa por três etapas de limpeza, é classificado e depois vai para a moagem. O produto básico é polpa concentrada, que garante a produção de extratos de tomate e molhos durante o ano todo.

Segundo o superintendente da empresa, Manuel Rodrigues, o mercado está passando por um bom momento. "O segmento está altamente demandado, vem crescendo ao longo dos últimos anos e, particularmente este ano, nós temos um crescimento de 11% no segmento de molhos e 5% no segmento de extratos", diz.

A indústria pretende aumentar em 10% a produção nas fazendas para atender a demanda.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet