Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

III Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos inova na programação da área animal

Pela primeira vez no Brasil, serão debatidos no mesmo evento recursos genéticos de animais domésticos e silvestres

Este ano, o Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos (CBRG), que está em sua terceira edição, traz uma novidade para o público, especialmente os que atuam na área de recursos genéticos animais. O evento, que acontece em Santos, SP, entre os dias 18 e 21 de novembro de 2014, será pioneiro em reunir pela primeira vez no Brasil especialistas do Brasil e do exterior em recursos genéticos de animais domésticos, silvestres e nativos com potencial econômico, incluindo peixes. Eles vão apresentar as suas experiências e pesquisas, o que será uma oportunidade inédita para estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais que atuam nessa área no País.

Segundo o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Alexandre Floriani, que também é o presidente da programação do segmento animal do III CBRG, recursos genéticos de animais de interesse zootécnico e de animais silvestres nunca são debatidos simultaneamente em eventos científicos. “Geralmente, os animais domésticos são temas de fóruns com foco agropecuário voltados à agricultura e alimentação, enquanto os silvestres são objetos de debates em eventos relacionados à biodiversidade”, explica.

O Congresso vai abrir espaço para discussões acerca do manejo de populações de animais nativos com potencial para exploração econômica, biotecnologia e genômica, entre outros temas relevantes para a conservação e o uso sustentável de recursos genéticos animais.

Ao todo, o segmento animal vai contar com: três palestras transversais; dois minicursos; 12 painéis e apresentações orais de resumos.

Novidades também na programação: palestras transversais, minicursos e interatividade

Além da inovação na temática, o III CBRG vai trazer também novidades na forma de apresentação da programação científica. E não apenas no segmento animal. Segundo Floriani, o objetivo do evento é comum aos três segmentos: animal, vegetal e de microrganismos: discutir o avanço científico nas áreas de conservação, caracterização, agregação de valor e uso de recursos genéticos.

Para discutir esses temas da forma mais dinâmica possível, os três dias de realização do Congresso vão contar com palestras transversais a todas as áreas na primeira metade da manhã e transversais a cada segmento específico na segunda parte da manhã. À tarde, serão oferecidos workshops e minicursos simultâneos, o que permite ao público participante escolher a que mais lhe interessa.

Vale ressaltar que os workshops também serão realizados da forma mais dinâmica possível, com três palestras de vinte minutos cada.

O objetivo, segundo Floriani, é realmente estimular a discussão e a troca de experiências entre os palestrantes e o público participante. “Por isso, nos preocupamos em elaborar uma programação ágil e diversificada, que permita discutir os recursos genéticos de forma bem ampla e com o máximo de representatividade possível”, ressalta.

Na verdade, a preocupação com o dinamismo e a interatividade é uma das marcas registradas do III CBRG. Para definir a programação, a Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, responsável pela sua promoção, abriu um espaço interativo na internet para que o público em pudesse participar da elaboração do programa científico do evento. “Os temas foram definidos com base nas demandas do público”, enfatiza o pesquisador.

Congresso vai reunir cerca de 20 palestrantes internacionais

O III CBRG vai reunir aproximadamente 20 palestrantes internacionais, sendo seis ou sete para cada segmento: animal, vegetal e de microrganismos. Um dos destaques do segmento animal é a pesquisadora do Jardim Zoológico de Atlanta, EUA, Jennifer Mickelberg, que vai participar do Congresso em dois momentos: como instrutora no minicurso sobre manejo genético para conservação de animais selvagens em cativeiro e como palestrante abordando a importância da conservação ex situ para a preservação de animais selvagens ameaçados de extinção.

Além de Mickelberg, o III CBRG vai contar também com palestras e minicursos do pesquisador do Instituto Nacional de Investigación y Tecnologia Agraria e Alimentaria (INIA) de Madri, Espanha, Jesús Fernandez Martín, e do pesquisador do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês), Phillip Purdy, entre outros.

Vários pesquisadores e professores de instituições de pesquisa e universidades brasileiras também participarão como palestrantes e instrutores nas palestras, workshops e minicursos que vão compor a programação do evento.

Outro destaque da programação, como lembra Floriani, é a discussão da ética na experimentação animal, que será tema de um workshop. O assunto, que recentemente se tornou objeto de legislação no Brasil, será abordado pelo presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), José Maria Granjeiro; pela professora da PUC-RS, Anamaria Gonçalves dos Santos e pela representante da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório, Vera Maria Peters.

A programação completa do III Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos (III CBRG) pode ser conferida no site: http://www.cbrg.net.br/, onde também estão disponíveis informações sobre inscrições e apresentações de trabalhos, entre outras.

Vale lembrar que a data limite para envio de resumo com desconto é 10/08.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet