Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Logística

Ao norte

Sinop ‘fecha’ BR-163 na saída para Santarém e barra exportações de Mato Grosso

Foto: Divulgação/Manifestantes

Manifesto em Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sorriso teve início na quarta-feira (18). Rondonópolis pode aderir também

Manifesto em Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sorriso teve início na quarta-feira (18). Rondonópolis pode aderir também

O município de Sinop é o sexto a aderir ao movimento de paralisação da categoria do transporte (empresários e caminhoneiros) em Mato Grosso. O ‘bloqueio’ terá início às 14 horas, segundo informações dos manifestantes, no Km 854 saída para Santarém (PA). Além de Sinop, Mato Grosso conta nesta quinta-feira (19) com três pontos de bloqueios na BR-163 (Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e sorriso), um na BR-364 (Campo Novo dos Parecis), um na MT-358 (Tangará da Serra) e um na MT-449 (Lucas do Rio Verde).

De acordo com informações da categoria, obtidas pelo Agro Olhar, em Sinop a manifestação seguirá igual aos municípios de Nova Mutum e Lucas do Rio Verde onde os bloqueios ocorreram das 8h às 11h e das 13h às 19h na quarta-feira (18) e nesta quinta-feira (19). Já na sexta-feira (20) a previsão é que nenhum tipo de caminhão tenha permissão para trafegar.

Leia mais:
Paralisação no transporte pode elevar preços de alimentos em Mato Grosso
Caminhoneiros em Rondonópolis podem parar e de Sorriso aderem a protesto; Atualizada

O fechamento da rodovia federal em Sinop na saída para Santarém (PA) tende a atrapalhar as exportações, em especial da soja que está sendo colhida no Estado nesta safra 2014/2015, por meio dos portos da região Norte do país, como o próprio porto de Santarém e Barcarena.

De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), pelo porto de Santarém saíram 615,1 mil toneladas de soja da safra 2013/2014 produzidas em Mato Grosso. Já pelo porto de Barcarena, também no Pará, foram 624,8 mil toneladas de soja mato-grossense em 2014. Em milho, mostra o levantamento da Secex, foram 832,01 mil toneladas pelo porto de Santarém.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet