Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Energia

SUSTENTABILIDADE

Farmácia Biológica inaugura sede própria com usina de energia solar

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Farmácia Biológica inaugura sede própria com usina de energia solar
Uma economia de aproximadamente R$ 4 mil mensais é o que deve gerar a usina solar instalada na nova unidade da tradicional farmácia de manipulação Biológica, há 27 anos no mercado cuiabano. A nova sede da Farmácia Biológica vem com a proposta de consumo da energia elétrica gerada no local.

A nova loja da Farmácia Biológica, na Avenida General Melo, 137, inaugura nesta sexta-feira (19), com abertura a sociedade em geral no dia 22. O empreendimento é o primeiro edifício comercial de Cuiabá com geração de energia solar. Segundo o diretor da Farmácia Biológica, Célio Fernandes, a usina solar possui capacidade de produção de 34 kWp.

Leia mais:
Primeira Usina de Energia Solar em Mato Grosso terá R$ 50 milhões em investimentos; Veja fotos
Geração de energia e entraves serão debatidos no VI Seminário de Energia em Cuiabá

“A nova sede foi planejada para ter caráter de sustentabilidade no que diz respeito à energia, além de reutilização de água”, explica Fernandes. Ele esclarece, ainda, que o piso colocado no estacionamento absorve a água para reutilização. Além disso, há um depósito para captação de água da chuva.

Célio comenta ainda que está é a primeira farmácia do Brasil com geração própria de energia elétrica. “O que nos levou a este projeto, primeiramente, foi à leitura do cenário brasileiro. Não se vê mais o país investindo em energia elétrica, então buscamos uma alternativa. A grande produção de manipulados da Biológica ficará concentrada na nova sede”.

O modelo utilizado de geração de energia solar na nova sede da Farmácia Biológica, relata Célio Fernandes, está ligado a rede da Energisa. “Assim se eu precisar comprar mais energia da Energisa eu compro ou se eu tiver em excesso mando para a concessionária, gerando desta forma um crédito que posso utilizar nesta unidade ou em uma das filiais”.

De acordo com os engenheiros elétricos da E4 Engenharia, Gianfranco Scarabottolo e Luciano Camilot, a busca pela geração de energia solar como alternativa ainda é tímida em Mato Grosso. “A curiosidade das pessoas é maior. Ao menos dez procuras de orçamento diários recebemos”, comenta Gianfranco.

Os engenheiros revelam que a conta de energia elétrica pode zerar com o uso de energia solar. “O consumidor teria de pagar somente encargos como taxa de iluminação pública, por exemplo”, ressalta Luciano.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet