Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

ABANDONO DE SÃO PEDRO

Com previsões nada animadoras de chuva, plantio da soja chega a 99% da área

Foto: Guilherme Paludo/Facebook Aprosoja-MT

Com previsões nada animadoras de chuva, plantio da soja chega a 99% da área
O plantio da soja em Mato Grosso chegou a 99% dos 9,203 milhões de hectares destinados à cultura e os produtores seguem com os olhos mirados para o céu na esperança que São Pedro apareça. Segundo sites especializados em meteorologia, há perspectiva de "chuva de curta duração" em boa parte do estado entre os dias 18 e 24 de dezembro, vindo a se registrar entre 25 e 31 estiagem novamente.

Apenas a região Nordeste em Mato Grosso ainda semeia a soja revela o 13º acompanhamento de semeadura da safra 15/16 da oleaginosa, divulgado nesta sexta-feira, 18 de outubro, pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A região Nordeste tem até o momento 93,2% dos seus 1,519 milhão de hectares de soja plantados, um atraso de 6,8 pontos percentuais em comparação ao período de semeadura do ciclo 2014/2015.

Como o Agro Olhar comentou recentemente, cerca de 3,1% da área destinada à soja passou por replantio até o momento, porém o percentual deve sofrer incrementos diante seca constatada nas lavouras de Mato Grosso. Em algumas lavouras não chove há aproximadamente 40 dias.

Leia mais:
Prejuízos com seca no plantio da soja podem ultrapassar R$ 1 bilhão em Mato Grosso

Alguns produtores de soja na região de Sorriso, por exemplo, já registram em torno de 60% de perdas da lavoura com a estiagem de chuva provocada pelo fenômeno climático El Niño.

Nesta semana o Imea divulgou recuo de um milhão de toneladas na produção de soja. As estimativas iniciais apontavam uma safra de 29 milhões de toneladas e agora de 28 milhões, podendo vir a ser maior a retração caso a falta de chuva permaneça no estado ou venha a cair em excesso no período da colheita, prevista para começar em janeiro.

Sem chuva

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), pode chover em Mato Grosso entre hoje (18) e segunda-feira, 21 de dezembro, em todo o território mato-grossense.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), confirma a previsão de chuva para a próxima semana até o dia 24 de dezembro. Contudo, Mato Grosso deverá voltar a registrar estiagem novamente entre 25 e 31 de dezembro.

Em Sorriso, conforme o CPETC, há probabilidade de 80% de pancadas de chuva de curta duração nesta sexta-feira, domingo (20), terça-feira (22) e quinta-feira (24). A máxima no município não deve passar dos 35ºC.

Em Cuiabá os termômetros não devem passar dos 35ºC também. As perspectivas são de pancadas de chuva durante toda a próxima semana. Já em Campo Verde a previsão também é de pancadas de chuva durante a próxima semana variando de 7% a 80% de probabilidade, principalmente no período da tarde.

O CPTEC revela, ainda, que em Nova Xavantina os termômetros devem chegar aos 37ºC com pancadas de chuva de curta duração a qualquer momento do dia durante toda a próxima semana.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet