Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Capacitação

Meta do Senar-MT é iniciar mais seis turmas do Programa Campo Aprendiz em 2016

Foi com o objetivo de atender as demandas dos parceiros que precisavam cumprir a Lei de Aprendizagem 10.097/2000 regulamentada pelo decreto 5.598/2005 que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) passou a oferecer desde 2011, o Campo Aprendiz. Porém mais que isso, o programa atualmente forma mão de obra para atender a demanda que cresce consideravelmente mês a mês nas cadeias da soja, milho, algodão, cana de açúcar e várias outras.

Boa parte dos jovens entre 18 e 24 anos que participam do programa já tem emprego garantido mesmo antes de concluir o curso. Para fazer o Campo Aprendiz é preciso ter entre 18 e 24 anos, estar cursando o ensino fundamental ou o médio e possuir contrato de trabalho especial de aprendizagem com as empresas agropecuárias. A gestora do programa Mariana Torres Licursi Vieira acrescenta que também é importante que os trabalhadores tenham afinidade com o setor agropecuário.

Em 2016, o Senar-MT e parceiros estão com quatro turmas em andamento que deverão concluir o curso até o fim do ano. "A meta para 2016 é iniciar mais seis turmas em todo Estado", ressalta Mariana. Na opinião dela, o programa é fantástico por que além de atender as expectativas dos parceiros em cumprir as demandas geradas pela Lei de Aprendizagem, também permite que as empresas possam moldar o profissional de acordo com o perfil que precisam para preencher seus postos de trabalho.

Mariana acrescenta ainda que para os jovens, o programa é importante porque dá a chance de se capacitarem, obterem um certificado que é valido em todo território nacional e, especialmente, porque abre portas para o mercado de trabalho. "A expectativa do Senar-MT é poder atender as demandas dos nossos parceiros e cumprir com a nossa missão, colaborando desta forma para a formação dos jovens aprendizes".

A instituição de Ensino Rural oferece a capacitação em Mecanização Agrícola, Cultura da Cana-de-açúcar, Mecanização Agrícola voltada à cultura de Soja e Milho e Mecanização Agrícola voltada para o cultivo de Cana-de-açúcar. O tempo destas capacitações variam de 880 a 960 horas.

Este curso também aborda assuntos como relacionamento interpessoal, comunicação oral e escrita, gestão empreendedora, cidadania, noções de informática, saúde, segurança no trabalho e cálculos matemáticos. Além disso, há ainda outros assuntos específico da cadeia produtiva que está sendo atendida.

As empresas interessadas em solicitar o programa especial Campo Aprendiz, deve procurar o Sindicato Rural do seu município, que é o principal parceiro para realização de todos eventos do Senar-MT. Vale ressaltar que a seleção dos participantes é feita pela empresa que deseja realizar o programa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet