Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cotação

Preços da carne suína e de frango contribuíram para abates recordes em 2015

21 Mar 2016 - 09:25

Assessoria de Comunicação Social Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Os bons preços do frango no ano passado e do suíno, em 2014, levaram a abates recordes em 2015. A avaliação é do coordenador-geral para Assuntos da Pecuária do Ministério da Agricultura, João Salomão. Nessa quinta-feira (17), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o abate de suínos teve alta de 5,7% no ano passado em relação a 2014. Mais de 39 milhões de cabeças foram abatidas – o maior número desde 2005. Já em relação ao frango, o abate cresceu 5,4%, também um recorde (5,79 bilhões de cabeças).

Segundo Salomão, outro fator que explica os bons resultados está na ponta final, ou seja, no consumidor. A carne bovina subiu de preço em 2015, e os brasileiros preferiram comprar frango e carne de porco. “O aumento no consumo de carne de frango é uma tendência mundial como alternativa ao maior custo da carne bovina”, destaca.

Os dados do IBGE mostram que os recordes no abate de suínos e frangos contribuíram para um ligeiro aumento, 1,2%, da produção total de carnes no país em 2015, na comparação com o ano anterior, chegando a 24 milhões de toneladas. O coordenador-geral para Assuntos da Pecuária acrescenta que, nos últimos 10 anos, “aumentamos a produção de carnes em 15%”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet