Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política

Após 26 anos

Taques autoriza processo licitatório da ZPE; 17 empresas já foram pré-cadastradas

Foto: Maria Anffe/Gcom-MT

Após 26 anos, ZPE de Mato Grosso, localizada em Cáceres, começa a sair do papel

Após 26 anos, ZPE de Mato Grosso, localizada em Cáceres, começa a sair do papel

A Zona de Processamento de Exportação de Mato Grosso (ZPE-MT), localizada em Cáceres, teve seu processo licitatório autorizado pelo governador Pedro Taques na segunda-feira, 18 de abril. O projeto começa a sair do papel após 26 anos de espera e já conta com 17 empresas interessadas em se instalar no local. O complexo industrial irá abrigar principalmente indústrias de transformação.

Para a primeira fase da obra já estão garantidos pelo Governo de Mato Grosso R$ 16 milhões. Nesta primeira etapa das obras será construído o módulo de infraestrutura básica, que consiste no prédio da administração da ZPE, guarita, restaurante, espaço aduaneiro da Receita Federal, galpão de armazenagem e pátio.

Ainda nesta fase, segundo o Governo de Mato Grosso, serão 68 lotes distribuídos em 51 hectares. A previsão é que as obras iniciem ainda em 2016 e que levem entre 12 e 18 meses para serem concluídas.

Leia mais:
Sedec e Secid firmam Termo de Cooperação para processo licitatório das obras da ZPE

O projeto da ZPE está sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Durante a assinatura da autorização para o início do processo licitatório, em Cáceres, na segunda-feira, o secretário Seneri Paludo destacou que 17 empresas interessadas em instalar-se na ZPE já foram pré-cadastradas.

Enquanto a Sedec é responsável pelo projeto da ZPE, a prefeitura de Cáceres é responsável pela elaboração dos projetos complementares, que estão para serem entregues. Conforme o Governo do Estado, assim que a Prefeitura entregar tais projetos complementares os trâmites licitatórios dos mesmos terão prosseguimento.

O decreto de criação da ZPE em Cáceres foi assinado em 06 de março de 1990, lembrou o governador Pedro taques. "A ZPE está localizada em Cáceres, mas é de todo Mato Grosso. Daqui nossos produtos ganharão o mundo com mais competitividade e valor agregado, mudando a realidade desta região".

O Chefe do Executivo pontuou ainda que a ZPE está dentro de um projeto macro estratégico para o desenvolvimento do Estado. Taques frisou que a Zona de Processamento de Exportação "sozinha não resolve tudo".

"Para que ela se consolide precisamos também trabalhar o Porto de Morrinhos, a viabilidade da hidrovia Paraguai-Paraná, desenvolver a saída para o Oeste do Mercosul, saindo de Cáceres até o Pacífico, o que permitirá redução no custo do frete e na duração da viagem que nossos produtos fazem para chegar a mercados como a China. Além disso, já estamos trabalhando em uma legislação específica para as empresas que se instalarem na ZPE”, declarou Taques.

Segundo o secretário da Sedec, Seneri Paludo, os trâmites burocráticos para a licitação devem levar mais alguns meses, porém reforçou empenho para que a obra comece ainda em 2016.

“Neste meio tempo, nosso trabalho continua, já elaborando uma legislação específica que prevê incentivos fiscais e financeiros para as indústrias instaladas na ZPE", afirmou Paludo.

Processo licitatório e construção

Tanto o processo licitatório quanto a construção e a fiscalização das obras da ZPE ficarão sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Cidades (Secid), por meio de cooperação com a Sedec assinada no início de abril. O Termo de Cooperação, como o Agro Olhar comentou, terá vigência de dois anos.

O prefeito de Cáceres, Francis Maris, salientou ser um momento histórico para o município, pois é um sonho de mais de 20 anos sendo realizado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet