Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

PACTO POR MATO GROSSO

Taques pede que produtores apoiem programa que terá menos incentivos fiscais e o dobro do Fethab

Foto: Junior Silgueiro/Gcom-MT

Reunião entre o governador Pedro Taques (PSDB) e representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato)

Reunião entre o governador Pedro Taques (PSDB) e representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato)

Em encontro com diretores da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), nesta terça-feira (21), o governador Pedro Taques (PSDB) voltou a convidar os produtores a aderirem ao “Pacto por Mato Grosso”. O governador falou sobre os investimentos que o Executivo tem realizado nos municípios e destacou a importância dos produtores de participarem da nova proposta por meio do novo Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).

Leia mais: 
Diante "crise" Taques pede apoio do setor produtivo de Mato Grosso

Entre os novos procedimentos propostos pelo governo no enfrentamento da crise está o corte nos incentivos fiscais e o aumento dos recursos do Fethab. Essas duas mudanças devem atingir o setor agropecuário de Mato Grosso, que representa a maior parcela produtiva do Estado.

“Sabemos da importância do setor produtivo e precisamos do apoio de vocês neste momento que é de crise. Precisamos fazer um pacto pelo Estado e estamos conversando com todos”, reforçou Taques.

Na última semana, o Conselho Diretor do Fethab aprovou a resolução que assegura mais R$ 100 milhões em investimentos para infraestrutura neste ano. O valor é resultado do reajuste em dobro das taxas que incidem sobre as commodities (soja, boi em pé e algodão) das contribuições feitas pelo setor produtivo.

De acordo com o presidente da Famato, Rui Prado, a nova proposta já foi apresentada à classe. Durante a reunião, ele ainda entregou ao governador um documento contendo reivindicações específicas para o setor produtivo. “Queremos que esta agenda também seja estendida a outros órgãos, que ela se mantenha aberta para que possamos discutir os compromissos do Executivo e também da classe produtiva”.

Representantes da Famato em Barra do Bugres, Primavera do Leste, Campo Verde e Vila Bela da Santíssima Trindade elogiaram a atitude do governo em discutir a nova proposta com à classe.

“Se o estado precisa de dinheiro e todos os setores estão contribuindo, também precisamos participar deste momento. Temos que nos unir”, afirmou José Teixeira que é representante da Famato de Vila Bela.

Também participaram da reunião representantes da Famato e produtores rurais dos municípios de São José dos Quatro Marcos, Tangará da Serra, Juara, Tabaporã, Alto Araguaia, Rosário Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Guiratinga, Pedra Preta, Campinápolis, Chapada dos Guimarães, Matupá, São José do Xingu e Novo São Joaquim.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet