Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

normas e procedimentos

Manejo florestal sustentável será abordado pela Sema em curso no mês de agosto

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Manejo florestal sustentável será abordado pela Sema em curso no mês de agosto
As normas e procedimentos para um manejo florestal sustentável serão abordadas no próximo mês pela Secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema) durante curso voltado para técnicos, profissionais e estudantes. A lista de inscritos será publicada no portal da Sema até a próxima sexta-feira, 22 de julho.

O 5º curso de "Manejo Florestal Sustentável: Normas e Procedimentos" será realizado entre os dias 1º e 05 de agosto. As inscrições foram abertas no começo da última semana, entretanto, de acordo com a Secretaria, na sexta-feira, 15 de julho, já estavam encerradas em decorrência ao grande número de inscritos.

Leia mais:
Mato Grosso representa 23,7% dos focos de calor no Brasil e lidera ranking; proibição de queimadas começa hoje

Ao todo 162 pessoas se inscreveram no curso e serão divididas em duas turmas de aproximadamente 80 pessoas.

A primeira aula ocorrerá das 8h às 12h e a segunda das 14h às 18h, ambas no auditório Pantanal, na sede da Sema em Cuiabá.

A proposta do curso, explica o analista de meio ambiente da Sema, Marcos Antônio Ferreira, é balizar as informações entre o corpo técnico da pasta, profissionais e estudantes a respeito dos conceitos, normas e atualidades importantes para a elaboração de planos de manejo florestal sustentável.

“Para a Secretaria analisar os processos com celeridade de forma excelente é necessário que as partes interessadas, ou seja, os engenheiros ambientais, submetam projetos de manejo florestal sustentável com informações completas. E isso só vai acontecer se estivermos alinhados com eles", pontua Ferreira.

Conforme a programação do curso, no dia 1º de agosto os participantes terão aulas sobre as normas estaduais para o manejo de florestas nativas, gestão dos recursos florestais e geoinformação aplicada ao manejo florestal.

O curso contará ainda com uma apresentação do diagnóstico florestal, do inventário florestal - exigências legais, finalidade e análises, entre outros assuntos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet