Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

ABERTURA DE ÁREAS

Jornalista da Globo classifica como ‘absurda e infame’ a liberação do uso de correntão em Mato Grosso

Foto: Ibama

Jornalista da Globo classifica como ‘absurda e infame’ a liberação do uso de correntão em Mato Grosso
"Absurda e infame". Foi a maneira como o jornalista da Globo, André Trigueiro classificou a liberação do uso de correntes presas por tratores, conhecido como "correntão", para a retirada rápida de vegetação nativa em Mato Grosso. A técnica teve seu uso autorizado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso em 07 de julho, por meio do Decreto Legislativo nº 49, de autoria do Deputado Estadual Dilmar Dal Bosco.

O Decreto Legislativo nº 49, suspende os efeitos do artigo 68, do Decreto nº 420, de 05 de fevereiro de 2016, liberando o 'correntão' para abertura de áreas em Mato Grosso, mediante autorização de desmatamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Leia mais:
Governo de Mato Grosso desapropria Mirante de Chapada dos Guimarães e assumirá área turística

O uso de "correntão" estava banido desde 2012, após a aprovação do novo Código Florestal.

Trigueiro, por meio das redes sociais, questionou "Será que o Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que é de Mato Grosso, apóia a medida? O que o colega Zequinha Sarney, do Meio Ambiente, pretende fazer? Não bastasse o avanço das queimadas e a progressão dos desmatamentos, ainda liberam o "correntão". Se prevalecer o juízo e o bom senso, esse sinal verde para a destruição agressiva da fauna e da flora não permanecerá”.

A pratica, conforme ambientalistas, coloca em risco animais e plantas, pois é uma forma agressiva para a retirada da vegetação.

André Trigueiro é jornalista da Rede Globo, editor-chefe do Cidades e Soluções, professor de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio, escritor e comentarista da CBN.



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet