Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Geral

PROCON

Com bancários em greve, internet banking e caixas eletrônicos são alternativas

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Com bancários em greve, internet banking e caixas eletrônicos são alternativas
A greve dos bancários em Mato Grosso atingiu 100% das agências de Cuiabá e Várzea Grande no primeiro dia. Contudo, as contas continuam fechando e os consumidores devem buscar meios para quitá-las. Os caixas eletrônicos e a internet banking são algumas das alternativas sugeridas pelo Procon Estadual.

A greve dos bancários em Mato Grosso teve início na última terça-feira, 06 de setembro, juntamente com a categoria nas demais unidades da federação. Na Grande Cuiabá as 150 agências não estão com atendimento ao cliente. Conforme o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT), nas bases sindicais de Sinop, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Tangarpá da Serra, Cáceres e Alta Floresta a paralisação, também, atingiu 100% das agências dos bancos públicos.

A paralisação é por tempo indeterminado e a expectativa é de mais adesões no interior de Mato Grosso. A greve é nacional em rejeição a proposta dos bancos de 6,5% de reposição salarial. A categoria reivindica 14,78%, um aumento real de 5% acima da inflação.

Leia mais:

Greve dos bancários atinge quase 100% das agências da Grande Cuiabá

Ao todo no Brasil tiveram os trabalhos paralisados 7359 agências, centros administrativos, Central de Atendimento (CABB) e Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) tiveram as atividades paralisadas. O equivalente a 31,25% do total de agências no Brasil, de acordo com o Banco Central.

O Procon Estadual alerta os consumidores que mesmo com o movimento grevista as contas devem ser pagas, além disso, salienta que é de obrigação do fornecedor apresentar meios alternativos para o consumidor ter acesso aos serviços bancários.

A superintendente do Procon Estadual Gisela Simona Viana, pontua que até a data do vencimento as contas poderão ser quitadas em caixas eletrônicos, correspondentes bancários, débito em conta, internet banking, entre outros.

No caso de faturas de serviços públicos, o órgão de defesa do consumidor, destaca que estas podem ser pagas também em casas lotéricas e estabelecimentos conveniados.

Segundo Gisela Simona Viana, caso o consumidor não consiga pagar a conta o mesmo deverá entrar em contato com o fornecedor e solicitar outra opção de pagamento. “É importante anotar o dia e hora em que o contato com o fornecedor foi realizado, além de pedir o número do protocolo de atendimento e demais documentos e comprovantes pertinentes”.

Reunião na sexta-feira


Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso e um dos coordenadores do Comando Nacional dos Bancários, Clodoaldo Barbosa, em nota, diante a "dimensão" da paralisação os bancos já chamaram o Comando para uma nova negociação na sexta-feira, 09 de setembro, às 11h, em São Paulo.

O presidente do sindicato mato-grossense considera a atitude dos bancos "inédita", visto terem sentido o "poder dos trabalhadores".

“Vamos reafirmar na mesa de negociação que só voltaremos ao trabalho com uma proposta justa que garanta ganho real e a certeza de melhores condições de trabalho”, diz o presidente do Sindicato, Clodoaldo Barbosa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet