Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política

saindo do papel

Obra da ZPE de Cáceres deve ter início em dezembro; licitação será em novembro

Foto: GCOM-MT

Obra da ZPE de Cáceres deve ter início em dezembro; licitação será em novembro
A obra na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres deve iniciar em dezembro. No próximo dia 16 de novembro está prevista a etapa do processo licitatório, com a abertura dos envelopes de propostas. A zona aduaneira é aguardada em Mato Grosso por quase 30 anos em Mato Grosso e tem as obras iniciais orçadas em aproximadamente R$ 17 milhões.

O processo licitatório e o início das obras da construção do módulo de infraestrutura básica, que inclui o prédio administrativo da ZPE, guarita, restaurante, espaço aduaneiro da Receita Federal, galpão de armazenagem e pátio, foram temas da reunião da Câmara Setorial Temática da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) na Assembleia Legislativa, na quarta-feira, 26 de outubro.

Leia mais:
ZPE de Cáceres tem edital disponibilizado; concorrência será dia 16 de novembro

No encontro foram discutidas ainda as medidas necessárias para acelerar o processo de implantação da Zona de Processamento de Exportação.

Como o Agro Olhar já comentou, todo o trâmite processual da ZPE de Cáceres será concluído pela Secid ainda em 2016, de acordo com a Secretaria. Os R$ 17 milhões previstos para as obras iniciais são recursos provenientes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

A ZPE tem como intuito promover o desenvolvimento econômico da região de Cáceres, principalmente, com a criação de empregos, atração de investimentos e aumento da competitividade das exportações.

O empreendimento terá uma área total de 239,68 hectares e será dividida em cinco módulos, espaço que poderá abrigar cerca de 230 indústrias. Serão contempladas principalmente empresas das áreas do ramo de alimentação e agronegócio.

A ZPE está instalada em posição estratégica em Mato Grosso, o que facilita a logística via fluvial ligado o Estado a outros centros produtores e exportadores.

Durante a reunião da Câmara Setorial Temática da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) na Assembleia Legislativa, o presidente da Administração da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (AZPEC), Pedro Lacerda, apresentou as perspectivas da AZPEC e os próximos passos para a consolidação do projeto.

Segundo a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Dr. Leonardo (PSD) reforçou a importância da ZPE para o desenvolvimento das regiões oeste e sudoeste do estado com a geração de novos empregos, renda e atração de indústrias e comércios.

O relator da Câmara Setorial Temática que avalia trata da implantação da ZPE, Daniel Almeida de Macedo, entregou ainda na reunião um estudo sobre segurança pública e defesa nacional na faixa de fronteira.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet