Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política

Navegue MT

Governo busca retomar navegação pelo Porto de Cáceres e cria programa de incentivo para o modal

Foto: Rodolfo Perdigão/Vice-Governadoria

Governo busca retomar navegação pelo Porto de Cáceres e cria programa de incentivo para o modal
O Governo de Mato Grosso busca retomar a navegação como forma de escoamento da produção do Estado por meio do Porto de Cáceres e cria o “Navegue MT” para incentivar o modal. Um Termo de Cooperação Técnica foi assinado entre o Governo de Mato Grosso e a Associação Pró-Hidrovia Paraguai-Paraná (APH) para a realização de estudos de viabilidade da reativação do porto. O evento contou com a presença do ministro das Relações Exteriores, José Serra, que afirmou haver a possibilidade de investimentos virem por parte do Governo Federal.

Com a reativação do Porto de Cáceres será possível intensificar o desenvolvimento das regiões Sudoeste e Oeste de Mato Grosso. O Termo de Cooperação visa, além da realização de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental do modal, a elaboração do Plano de Investimento para a retomada da operação.

A reativação do Porto de Cáceres é considerada essencial pelo Governo de Mato Grosso para a integração comercial com a América do Sul pela Hidrovia Paraguai-Paraná e o fortalecimento da logística dos produtos da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que deverá sair do papel ainda nesta semana, após mais de 20 anos de espera.

Leia mais:
Governo de Mato Grosso busca efetivação das exportações via hidrovias na América do Sul

“O que falta em Mato Grosso é logística de transporte. Em 06 de março de 1990 o presidente Sarney assinou a criação da ZPE de Cáceres e nós a estamos tirando do papel e diante disso precisamos de logística”, observou o governador Pedro Taques durante a assinatura do Termo de Cooperação na noite desta segunda-feira, 14 de novembro.

Ainda de acordo com Taques, é preciso fazer um estudo para saber o que pode ser transportado pelo Porto de Cáceres e a qualidade, no caso da embarcação.

Taques ainda solicitou apoio do ministro José Serra, que afirmou para o chefe do Executivo mato-grossense já haver estudos para a navegação na Hidrovia Paraguai-Paraná e que poderá estender até Mato Grosso. “O Governo Federal já trabalha para a navegação. Não se investe em nada no Brasil neste modal que é o mais barato. Mato Grosso tem a particularidade de que a parte menos navegável no rio Paraguai-Paraná está em Cáceres e o Governo Federal terá de investir aqui no Estado”, declarou Serra.

O ministro das Relações Exteriores observou que a hidrovia não irá beneficiar Mato Grosso apenas com as relações comerciais com o exterior, mas também com Estados brasileiros, como é o caso de Santa Catarina para o envio de grão, mais precisamente o milho, para atividades de suinocultura e avicultura que são muito fortes naquele estado.

A retomada da navegação via rio Paraguai-Paraná é discutida há cerca de seis anos pela Associação Pró-Hidrovia Paraguai-Paraná (APH), que tem à sua frente o produtor de Tangará da Serra, Vanderlei Reck Júnior. Segundo o presidente da Associação, a iniciativa partiu por parte dos produtores mato-grossenses. “Mato Grosso se transformou em um grande estado produtor de matéria-prima e estamos muito eficientes da porteira para dentro. Mas, temos um grande desafio da porteira para fora que é a logística e pela nossa região, que é a mais próxima da hidrovia e de Cáceres, surgiu à ideia de um grupo de produtores de começarmos a fomentar novamente a navegação”.

Conforme o prefeito de Cáceres, Francis Maris, a Hidrovia Paraguai-Paraná é de suma importância para o desenvolvimento do Estado, pois a logística que há hoje e com o custo do frete do transporte é muito oneroso para o próprio Estado e para os produtores. “Com a hidrovia em funcionamento nós esperamos que esse custo com a logística seja quatro ou cinco vezes menor que o transporte por caminhões e com isso faça com que os nosso produtores seja mais competitivos. Isso vem concomitantemente trazer o desenvolvimento para o Estado”.

Navegue MT

Conforme o vice-governador Carlos Fávaro e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk, uma minuta foi elaborada para a criação de um programa de incentivos para a atração de empresas interessadas em realizar a navegação pela Hidrovia Paraguai-Paraná. O programa é chamado de “Navegue MT” e seguirá os moldes do “Voe MT”.

A minuta deverá seguir em breve para apreciação do governador Pedro Taques e aprovação da Assembleia Legislativa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet