Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agricultura

PROALMAT

Taques entrega projeto de incentivo ao algodão à Assembleia Legislativa com alterações

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Taques entrega projeto de incentivo ao algodão à Assembleia Legislativa com alterações
A Mensagem 95/2016 que trata das alterações e prorrogação do Programa de Incentivo ao Algodão de Mato Grosso (Proalmat) foi entregue à Assembleia Legislativa do Estado. O encaminhamento para o legislativo mato-grossense havia sido anunciado pelo governador Pedro Taques no dia 08 de dezembro durante a posse da nova diretoria da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa).

De acordo com o Governo do Estado, o Projeto de Lei 6.883, elaborado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), tem como intuito prorrogar e atualizar o Proalmat. A Mensagem enviada para a Assembleia Legislativa visa aperfeiçoar as regras para concessão e prazo, baseadas na necessidade de atendimento das medidas fitossanitárias pelos produtores rurais beneficiários e regras de operacionalização, antes disciplinadas em regulamento do ICMS.

Leia mais:
Posse de diretoria da Ampa é marcada por anúncio de Taques sobre a volta do Proalmat

A Sedec pontua que a alteração é necessária diante a "crise que acomete o agronegócio, assim como toda economia do país, que experimenta baixos níveis de preços e elevados e crescentes gastos com o custeio agrícola".

O Proalmat foi criado em 1997 no Governo Dante de Oliveira e tem validade de dez anos, tendo sua última renovação em 2006. Desde a instituição do programa de incentivo a produção de algodão de Mato Grosso subiu de 2% para 65% de participação na produção nacional.

“Estamos trabalhando para transformar o Mato Grosso no estado desejado pela sociedade”, declarou o governador Pedro Taques durante a posse da nova diretoria da Ampa na última semana. Como o Agro Olhar destacou, Taques afirmou estar convencido da importância da cultura do algodão para a economia de Mato Grosso.

Hoje, Mato Grosso planta em torno de 600 mil hectares de algodão e tem a China, Indonésia, Coréia do Sul, Tailândia e Paquistão como principais clientes externos da fibra.

Os principais municípios produtores no estado são Campo Novo dos Parecis, Campo Verde, Sorriso, Primavera do Leste e Sapezal.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet