Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

colheita

Mato Grosso atinge 57 sc/ha de soja, mas chuva pode atrapalhar a produtividade

Foto: José Medeiros/GCom-MT

Mato Grosso atinge 57 sc/ha de soja, mas chuva pode atrapalhar a produtividade
A produtividade da soja em Mato Grosso está em média a 57 sacas por hectare, segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Endrigo Dalcin. Contudo, a expectativa é que o volume caia para 54 sacas por hectare até o final da colheita, uma vez que o clima deverá ditar o andamento do desenvolvimento da cultura e os trabalhos de colheita.

Leia mais:
Colheita atinge 16,25% da área de soja em Mato Grosso; produtores devem estar atentos à chuva

Até a semana passada, Mato Grosso havia colhido 16,25% da área total destinada a soja. Endrigo Dalcin comenta ao Agro Olhar que era esperado encerrar janeiro com 25% da área colhida.

“O Médio-Norte preocupa quanto à questão da chuva. Já há relatos de soja ardida (excesso de umidade). Se a chuva der uma trégua o produtor consegue avançar nos trabalhos”.

O presidente da Aprosoja Mato Grosso revela que a média de produtividade está em 57 sacas por hectare hoje, porém o setor produtivo acredita que fecha em 54 sacas. “Mas, depende do clima. Lucas do Rio Verde tem registrado chuva e podemos ter queda de produtividade por lá, por exemplo”.

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em seu boletim semanal da soja divulgado no dia 30 de janeiro, boa parte do Estado tem registrado grandes volumes de chuvas, o que impossibilitou por alguns dias a entrada das máquinas nas lavouras.

O Instituto confirma que as chuvas estão refletindo na umidade dos grãos recém-colhidos e " até agora registram níveis acima dos anos anteriores".

A previsão para a primeira semana de fevereiro, destaca o Imea, é que "as previsões meteorológicas apontam uma redução nos volumes pluviométricos e que, se confirmada, pode colaborar para a guinada na colheita da nova safra".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet