Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

Carnes e grãos

Regulamento de inspeção industrial e sanitária passa por reformulação em normas

Foto: Everton Amaro/Fiesp

Regulamento de inspeção industrial e sanitária passa por reformulação em normas
O Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa) passa mudanças que deverão facilitar a vida dos produtores rurais. Muitas das alterações são relativas à produção de carne. Conforme o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, sugestões já foram encaminhadas para a Casa Civil da Presidência da República.

O Riispoa prevê normas de inspeção industrial e sanitária de recebimento, manipulação, transformação e preparo de produtos.

Leia mais:
México mira Brasil após medidas polêmicas de Trump, afirma Maggi

A revelação do envio de sugestões de mudanças no Riispoa à Casa Civil foi feita pelo ministro Blairo Maggi durante reunião do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag), órgão técnico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Durante a reunião no Cosag, Maggi destacou que existem cerca de 600 negociações com outros países em andamento.

Maggi afirmou ainda em São Paulo ser necessário identificar setores com potencial de crescimento, como o de pescadores, bem como agregar maior valor aos produtos.

México

Em entrevista a rádio Capital FM, em Cuiabá, na manhã de segunda-feira, 06 de fevereiro, Blairo Maggi revelou que o México mira os olhos para o Brasil, diante as mudanças realizadas nos Estados Unidos.

"O México sempre foi um grande comprador de alimentos dos Estados Unidos na ordem de US$ 30 bilhões por ano e há muitos anos ele não queria negociar com o Brasil acordos sanitários para podermos exportar para eles. E, depois dessa mexida, nesse tabuleiro que o Trump está fazendo, muitos países já nos procuraram e notadamente o México já está com uma missão no Brasil", salientou Maggi na rádio.

Em entrevista ao Agro Olhar no mês de dezembro, o ministro Blairo Maggi disse que 2017 seria um ano de dar continuidade aos trabalhos que o Ministério vem realizando. Segundo o ministro, ele está "tendo esse cuidado de reabrir ou de provocar novos mercados, porque sei que alguns sempre entram e outros sempre saem".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet