Agro Olhar

Terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Notícias / Agronegócio

Medidas para criação de pequenas agroindústrias devem evitar gastos, diz Maggi

Da Redação - Viviane Petroli

15 Fev 2017 - 08:00

Foto: Carlos Silva /Mapa

Medidas para criação de pequenas agroindústrias devem evitar gastos, diz Maggi
Um pacote de 37 medidas, visando estimular a criação e formalização de agroindústrias familiares, foi assinado pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi. As regras editadas pelo Ministério, e que constam em Instrução Normativa (IN), visam evitar gastos desnecessários com equipamentos caros, além de instalações superdimensionadas.

O ministro Blairo Maggi destaca que as regras que orientavam a produção de laticínios, ovos e mel comuns aos médios e grandes produtores agora estão mais flexíveis para viabilizar os pequenos negócios.

Leia mais:

Para Maggi, atuação de frigoríficos no Oeste de Mato Grosso deixa evidências de "cartel"

"A medida é para a indústria quase artesanal, formada por milhares de produtores, que só precisavam de oportunidade para crescer", disse Maggi. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Instrução Normativa é voltada para estabelecimentos de até 250 metros quadrados.

O ministro observou que muitas pequenas agroindústrias acabam se mantendo no mercado informal por não conseguirem atingir os padrões exigidos.

Com a mudança, afirma o Ministério, são adequadas às exigências de equipamentos e de instalações para essas pequenas agroindústrias sem, abrir mão de parâmetros higiênicos e sanitários, preservando a segurança dos alimentos e a saúde pública.

Entre os exemplos de adequações estão à dispensa em situações específicas, de equipamentos, como o resfriador à placa, o tanque de estocagem e equipamento de pasteurização rápida.

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • JOSÉ ANTONIO MESQUITA
    15 Fev 2017 às 17:16

    FAVOR DIVULGAR O NÚMERO DA INSTRUÇÃO NORMATIVA

  • Clodoaldo Maccari
    15 Fev 2017 às 12:19

    Ótima noticia....agora é aguardar para que na pratica as novas medidas não encontrem obstáculos burocráticos.

Sitevip Internet