Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Economia

Reflexos da Copa

Hotel Business Prime fecha às portas em Cuiabá por conta da crise; outros dois correm risco

Foto: Reprodução

Hotel Business Prime fecha às portas em Cuiabá por conta da crise; outros dois correm risco
O Hotel Business Prime fechou às portas em Cuiabá. O empreendimento, que fica localizado na saída para Chapada dos Guimarães e Distrito da Guia, é mais um dos que sofrem com os efeitos da crise econômica. Além deste, mais dois hotéis estão com grandes dificuldades financeiras e correm o risco de também cessarem as atividades.

Leia mais:
Fechado, antigo Hotel Slaviero em Cuiabá coloca banheiras e até esteira de academia à venda; veja fotos

A informação sobre o fechamento do hotel foi confirmada ao Agro Olhar pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Mato Grosso (ABIH-MT), Bruno Delcaro. Conforme o que apurou a reportagem, outros dois empreendimentos também correm o risco de fechar às portas.

“Estamos vivendo os resultados de uma politica muito mal feita no período pós-2010, que já traz a questão de Copa do Mundo. Os investimentos foram muito altos e o retorno por parte da gestão passada foi muito baixo. Somado a isto, enfrentamos uma crise nacional política. Isso contribuiu para piorar. Os hotéis estão trabalhando com ociosidade de mais de 50% em 2017. Efetivamente, nos números, ainda está muito parecido com 2016. Já sabíamos que isto [fechamento] ia acontecer logo"

“Fizemos um pedido junto a prefeitura e governo para criar um pacote de medidas para transformar os hotéis em outros tipos de negócios, segmentos. Temos um IPTU altíssimo, exorbitante, fora dos padrões nromais. As vezes, transformar em outras áreas, incentivaria os proprietários a mudar outros segmentos. Do dia pra noite, no fechamento do Slavieiro, foram 70 pessoas demitidas do dia para noite. As pessoas não estão viajando, empresas estão cortando. É um trabalho de enxugar gelo", comenta o presidente.

Por fim, ele lamenta e ressalta que outras ainda devem fechar: "Acreditamos que ainda fechará mais hotéis. Acreditamos que mais dois na cidade até o fim do ano. Isso vai refletir em preço. Todos estão trabalhando com os custos lá embaixo. Em algum momento, eles terão que compensar isto. A capacidade de atender grandes eventos também diminui. Acaba se tornando um ciclo vicioso. Tudo caminha para algo terrível. Todos estão muito preocupados".

O secretário adjunto de Desenvolvimento do Turismo, Luiz Carlos Nigro, disse que “em cerca de um ano, três hotéis encerraram as atividades na grande Cuiabá. Isso ainda é reflexo da forte crise econômica pela qual o país passa. Aqui foi ainda pior, porque dobramos a capacidade hoteleira desde a Copa do Mundo de 2014. Existem outros que estão em dificuldades”.
 
Nigro ainda explicou que fará uma reunião de emergência com representantes da ABIH de Mato Grosso para tentar encontrar uma saída: “Os empresários estão indo para outros segmentos, abandonando a questão de hotéis. A solução para isto é a realização de eventos na cidade”.
 
Em cerca de um ano três hotéis encerraram as atividades na Grande Cuiabá. Além do Slaviero, localizado na Avenida do CPA, em 2016 o Mangabeira em Várzea Grande fechou as portas, vindo o local a se transformar em consultório médico. Em janeiro, a Rede de Hotéis Mato Grosso anunciou o encerramento das atividades hoteleiras no Global Garden Hotel, situado na Avenida Miguel Sutil, após oito anos de operação (arrendamento).
 
A abertura de hotéis em decorrência a Copa do Mundo de 2014 é o principal fator apontado para a crise pela qual o setor hoteleiro na Grande Cuiabá passa.
 
O Hotel Business Prime possuía 123 apartamentos executivos sendo doze suítes e fica localizado na avenida República do Líbano. O local destinado a eventos comporta até 400 pessoas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet