Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Economia

INVESTIMENTO

Governo assina ordem de serviço para construção da ZPE de Cáceres

03 Mai 2017 - 10:01

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Maria Anffe/Gcom-MT

Governador Pedro Taques em discurso de lançamento

Governador Pedro Taques em discurso de lançamento

O governador do Estado Pedro Taques assina nesta sexta-feira (06) a ordem de serviço para construção da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (ZPE). A iniciativa é aguardada há mais de duas décadas e é baseada nos moldes de isenção fiscal da Zona Franca de Manaus, que atrai indústrias de todo o mundo. 

As ZPE’s são distritos industriais que possibilitam a comercialização de mercadorias com isenção fiscal. A escolha de Cáceres para a construção da zona aduaneira deve-se à localização estratégica, que possibilita o transporte dos produtos via Oceano Pacífico.

Leia mais:
Milho a céu aberto e preços abaixo do mínimo preocupam produtores de Mato Grosso


A ZPE de Cáceres será construída pela empresa Primus Incorporação e Construção Ltda. em uma área de 239,68 hectares, dividida em cinco módulos. O espaço terá capacidade de abrigar 230 indústrias, principalmente das áreas de agronegócio e alimentação.

Entre as obras previstas na primeira fase dos trabalhos estão o prédio administrativo da ZPE, um restaurante, o bloco da Receita Federal, um pátio de manobra, além da guarita principal de pedestre, guarita principal de veículos, guarita secundária de veículos e um galpão. Também estão previstas a construção da rede de água, uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), drenagem, além de estações elétricas.

Para o prefeito de Cáceres, Francis Maris, o complexo vai alavancar e fomentar a competitividade industrial do estado, além de gerar empregos durante o período de obras. “A prefeitura recebe a notícia com muita alegria, porque nosso maior objetivo é salvar as indústrias no estado, para que possamos ser competitivos nacional e internacionalmente. Não esquecendo os mais de 100 empregos diretos que serão ofertados durante os dois anos de obras”.

O presidente da Administradora da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (AZPEC), Pedro Lacerda, também se mostrou otimista com o início das obras da ZPE. “Aqui, apesar de ser um projeto menor que a Zona Franca de Manaus, também vai trazer para o estado empresas de várias partes do mundo. Nesse momento de crise, será um fator de muito desenvolvimento”, ressaltou.

“A ZPE começou a ser um sonho no dia 06 de março de 1990, ainda no Governo Sarney, lá para trás, ainda no Governo Carlos Bezerra (em MT). Desde lá, tentativas foram realizadas e nada se concretizou. Quando nós assumimos o Governo, tivemos uma meta, um foco: o de fazer o processo licitatório e construir a sede da ZPE, para que ela possa finalmente funcionar”, enfatizou o governador Pedro Taques em seu discurso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet