Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Economia

R$ 150 mil, mínimo

Usados de luxo compõe mercado seleto de carros e setor passa quase intacto por crise; veja fotos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Usados de luxo compõe mercado seleto de carros e setor passa quase intacto por crise; veja fotos
Marca do início de uma nova era para a italiana Lamborghini, o Gallardo, lançado em 2003, fez história como um de seus modelos mais bem-sucedidos, perpetuando para além da década na qual foi produzido a força de seu  design provocante e moderno. O contorno mais arredondado abriga um motor V10, com mais de 500 CV, e se sofistica na versão Spyder, com teto conversível. Estas especificações, restritas a outros poucos modelos e fabricantes, compõe um mercado seleto, formado por aqueles  que apostam na opulência dos veículos de luxo como estilo de vida. Mesmo que usados, os carros mantêm vivo o fetiche pelas assinaturas mais cobiçadas e sustentam uma rede auspiciosa de negócios. 
 
Leia mais:
Na terra do agronegócio, 70% dos carros de ‘luxo’ são vendidos à vista; preços podem superar os R$ 600 mil veja fotos
 
Na contramão da crise, a indústria dá sinais claros de expansão e a clientela segue firme, como explicam os empresários Marcelo Sixto, e Thays Dalavale,  proprietários da loja Sportcars, em Cuiabá. “No Brasil inteiro o segmento passa por um momento tranquilo. Não aconteceu como nos outros mercados. Marcas como a Porsche a Ferrari tem previsão de crescimento para este ano. As vendas diminuem um pouco, mas o consumidor de super carros quase não sente. É um setor bem distinto." 

Dados das concessionárias corroboram a afirmação:70% dos carros Premium são vendidos hoje à vista, enquanto em 30% são financiados em média até 36 vezes. Ao se comparar com as marcas populares os percentuais são inversos, ou seja, 70% das vendas são financiadas e 30% à vista.A Land Rover, por exemplo, dentre as marcas Premium representa 15% das vendas no Brasil. Já a BMW Brasil cerca de 20%, assim como a Audi e Mercedes, enquanto a Volvo 5% aproximadamente. Ao olhar para o mercado de Mato Grosso a Land Rover tem 30% do mercado de luxo. 
 
Já a atração exercida no público se dá principalmente pelo apelo à exclusividade, fator que pode, sozinho, definir o conceito de luxo. “O valor também agrega nesse conceito, mas o que as pessoas buscam realmente é um carro exclusivo, algo diferente do normal. O conforto, por exemplo, você já tem em um carro de R$100 mil, mas a qualidade do material, a possibilidade de escolher a cor do banco, da costura, de ter um carro único, não. Isso é o que chama mais atenção.” 


No que diz respeito ao perfil do consumidor, segundo Thays, a principal característica a ser considera eh que este comprador já sabe o que quer, e que vai acabar encontrando o carro onde ele estiver. Por isso a loja mantem uma rede de parceiros em outros Estados, viabilizando as visitas, a perícia e o transporte. O serviço é acompanhado por uma consultoria que se estende da importação dos automóveis até o suporte na compra de peças e revisão.  

Pensando neles e para fomentar a cultura automobilística, criando uma "desculpa" para ostentar suas aquisições,  a loja também promove o Cuiabá Ride, evento destinado aos apreciadores e proprietários dos carros. O encontro é semestral e este ano acontece em agosto.  "Todos os passeios a gente acaba vendendo um carro pra alguém que viu e achou legal. A gente faz um evento de dois dias e saímos em caravana. No ultimo fomos pro Malai,  já fomos pra Chapada, sempre tem alguma coisa. é uma oportunidade de usar os carros, mostrar pras pessoas."  



A média de tempo da maioria dos carros Premium, com valor entre R$150 e R$200 mil, é de dois anos, com modelos de SUV’s e sedans lançados a partir de 2015. Considerados como seminovos e ainda com garantia, eles diferem dos superesportivos, que apresentam quilometragem bem mais baixa, e, por isso chegam a edições um pouco mais antiga. Exemplo disso é um Lamborghini 2010 exposto na garagem com apenas oito mil quilômetros rodados. 

No rol das fabricantes queridinhas do público a Porsche figura, ao lado da Lamborghini, com preferência quase absoluta, perdendo apenas para a Ferrari. "O sonho na verdade é  a Ferrari, mas a Porsche, por ser mais fácil de alcançar, é que você mais vai ver. Ela começa em R$ 370 mil e vai ate R$2,5 milhões  enquanto a Ferrari já começa em R$ 2 milhões. Então se você estiver com um Porsche em um evento você vai estar quase no mesmo nível, mas em um carro que custa quase metade do preço." 

A quem interessar possa, a forma de pagamento é facilitada, abrangendo financiamentos de até 48 vezes e consórcios. “Como estamos cercados pelo agronegócio, tem muita gente que compra a vista, mas vendemos financiado, a base de troca. Normalmente no esportivo o cliente começa assim, em um carro de R$ 150 mil, vai pra um de R$250 mil, R$350 mil e vai crescendo. É difícil alguém chegar e comprar um carro de dois milhões logo de cara.”
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet