Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Economia

Reaproximação

Novacki explica medidas adotadas por ministério e efeitos da Carne Fraca em encontro na Suíça

Foto: Da Assessoria

Novacki explica medidas adotadas por ministério e efeitos da Carne Fraca em encontro na Suíça
Em Genebra, na Suíça, desde segunda (10), o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Eumar Novacki, participará de diversos  eventos com parceiros comerciais do Brasil  para falar sobre a qualidade e segurança de alimentos. Na oportunidade, vai explicar as providências adotadas pelo mapa e os efeitos remanescentes da operação da Carne Fraca, principalmente com Estados Unidos, China e União Européia.

Leia mais:
Maggi defende aumento nas importações para incentivar competitividade e fala sobre desafios burocráticos e ambientais

Ao longo da programação, que se estende até a quinta-feira (13), o secretário executivo também reforçará o apoio a candidatura brasileira para a presidência do Codex Alimentarius. A entidade é vinculada a FAO - Organizacao de Agricultura e Alimentacão da organização das Nações Unidas e também da OMS - Organizacao Mundial da Saúde - para os padrões internacionais dos alimentos.

O Codex é reconhecido pela OMC - Organizacao Mundial do Comercio, como entidade definidora do padrão dos alimentos e compreende diretrizes, padrões e recomendações para a segurança e qualidade, assim como para o comércio leal de alimentos - para todos os países membros.

É a primeira vez que o Brasil concorrerá à Presidência do Codex Alimentarius.  Para o Secretário-Executivo Eumar Novacki, "a Presidência do Codex é uma grande oportunidade para que o Brasil busque uma participação mais efetiva nas organizações internacionais que lidam com o setor agropecuário".

Reforçou ainda, "o AGRO é seguimento prioritário da nossa economia brasileira e o Brasil é um dos protagonistas no comercio agro internacional, e com potencial de crescimento. A meta de atingir 10% da participacao no mercado em 5 anos é ousada mas possivel. Hoje o Brasil tem quase 7% da fatia do mercado de produtos agropecuarios.

Na quarta-feira, dia 12, haverá um evento oficial para os 188 países membros do órgão, onde será tratada a candidatura brasileira à Presidência do órgão.   Na solenidade falarão o Secretário-Executivo Eumar Novacki, a Embaixadora Maria Nazareth Farani Azevedo (Representante do Brasil na ONU), o Embaixador Evandro Didonet  (Representante do Brasil na OMC) e o Vice-presidente do Codex Alimentarius, Guilherme Costa. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet