Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Período Proibitivo

Em 1º lugar no ranking de queimadas, MT determina proibição a partir do dia 15

Foto: Chico Valdiner/Gcom-MT

Em 1º lugar no ranking de queimadas, MT determina proibição a partir do dia 15
Registrando cerca de cinco mil focos de calor no primeiro semestre de junho e ficando no primeiro lugar no ranking, o Governo do Estado lança, nesta quarta-feira (12.), às 15h, o ‘Plano integrado de ações de prevenção e combate às queimadas e aos incêndios florestais em Mato Grosso para 2017’ e, paralelamente, de intensificação das campanhas de fiscalização ao desmatamento ilegal. O lançamento ocorre no Parque Estadual Massairo Okamura, onde fica a base do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.

Leia Mais: 
Baixa umidade leva Mato Grosso a prorrogar período proibitivo de queimadas
 
O período proibitivo deste ano começa no sábado (15) e segue até 15 de setembro, podendo ser prorrogado devido às condições climáticas. Nos últimos dois anos, a proibição seguiu até outubro.

Apesar das reduções nos focos de calor, o estado ainda ocupa primeiro lugar no ranking dos nove estados amazônicos, seguido por Tocantins (2.311), Maranhão (1.407) e Pará (1.121). Isso serviu de alerta para o Governo do Estado reforçar a estrutura de trabalho e os investimentos, que devem chegar a R$ 3 milhões, entre recursos do Comitê do Fogo, que é presidido pela Sema, e Corpo de Bombeiros. O valor representa quase o dobro de investimentos do ano passado.

Na mesma ocasião, também será feito o lançamento do 5º Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, com a previsão de formação de 39 bombeiros, que atuarão na formação de 650 brigadistas civis, dos quais 130 serão empregados diretamente nas brigadas municipais mistas.

O anúncio do cronograma de trabalho será feito pelas instituições que compõem o Comitê do Fogo de Mato Grosso e envolve ações de prevenção, fiscalização e combate na Capital e nos municípios do interior. Entre elas, estão a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Corpo de Bombeiros Militar.
 
 
Serviço:
Assunto: Lançamento do ‘Plano de Combate e Prevenção às Queimadas e ao Desmatamento 2017’
Data: 12.07 (quarta-feira)
Horário: 15h
Onde: Pátio do Parque Massairo Okamura, na Av. Historiador Rubens de Mendonça, em Cuiabá.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet