Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Economia

DESENVOLVIMENTO

Governo e Sicredi discutem demandas para estimular a abertura de novas agências

Foto: Francisco Alves/Gcom-MT

Governo e Sicredi discutem demandas para estimular a abertura de novas agências
Preocupado em fortalecer o desenvolvimento econômico no Estado, principalmente nos municípios em que a população não conta com serviços bancários, o governador Pedro Taques se reuniu nesta quinta-feira (20) com presidentes de 10 cooperativas de crédito do Sicredi para discutir parcerias que estimulem a abertura de mais agências.

Leia mais:
Sicredi dobra orçamento e libera mais R$ 2 bilhões para produtores rurais

“Temos vários municípios pequenos que não possuem agências bancárias e, por conta disso, os moradores precisam ir até outra cidade para receber o salário ou solucionar problemas simples”, destacou o governador.

O presidente da Central Sicredi MT, João Carlos Spenthof, elencou os itens necessários para a instalação das agências e explicou que trata-se de um trabalho a ser concretizado a longo prazo. Atualmente, o Sicredi tem três milhões de associados no Brasil. Em Mato Grosso, são 136 agências distribuídas em 107 municípios.

“O governador tem a preocupação de levar desenvolvimento para estas regiões, e ponderamos que já estamos fazendo um trabalho de expansão da rede de agências do Sicredi, porém é um processo planejado e que requer estudo de viabilidade econômica e financeira”.

Entre os requisitos para instalação das unidades, estão o apoio do Governo para o acréscimo de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) para liberação nos municípios não atendidos pelo Banco do Brasil, apoio para aprovação do PLP 100 na Câmara dos Deputados, que possibilita a movimentação financeira das prefeituras nas cooperativas de crédito, além do incremento da segurança pública, a fim de evitar ações criminosas.

Esta demanda foi encaminhada para o secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas. “Fizemos o levantamento de algumas unidades e vamos criar ferramentas de comunicação rápida junto com os bancos e reforçar o serviço de inteligência”, assegurou o secretário.

Também acompanharam a reunião os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Carlos Avallone, e da Casa Civil, José Adolpho.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet