Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Logística

VOE MT

Aeroporto de Querência é inaugurado e vira promessa de fomento ao turismo étnico e agronegócio

Foto: Rafael Manzutti/Sinfra-MT

Aeroporto de Querência é inaugurado e vira promessa de fomento ao turismo étnico e agronegócio
O Governo do Estado, por meio do programa Voe MT, inaugurou na última sexta-feira (21) a primeira etapa do Aeroporto Municipal Querência de (927 km a Nordeste de Cuiabá). A obra deverá contribuir para a expansão e desenvolvimento da nova fronteira agrícola do Estado, na região do Xingu e Araguaia, e além disso, a unidade também será fundamental para fomentar o turismo étnico, já que o município é a porta de entrada para o Parque Indígena do Xingu.
 
Leia mais:
Com atendimento 24 horas, Posto fiscal de identificação de madeira inicia atividades
 
“Essa obra não significa só um exemplo de riqueza para que aeronaves venham aqui, essa obra representa a oportunidade de salvar vidas. De trazer investimentos, empresas e gerar empregos e desenvolvimento a região. Nós também estamos preparando para fazermos as mesmas melhorias nos aeroportos dos municípios de Canarana, Juara e Nova Xavantina”, disse o vice-governador, Carlos Fávaro (PSD), que representou o Governo na inauguração.
 
Fávaro esteve acompanhado do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, de prefeitos, deputados e lideranças locais.
 
O aeroporto de Querência passa a contar com uma pista de pouso e decolagem pavimentada com 1.500 metros de extensão, além de uma cerca operacional para dar mais segurança aos usuários e operações diárias.
 
As obras fazem parte de um convênio firmado entre o Governo de Mato Grosso, por meio da Seretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), e o Executivo Municipal. A unidade é a primeira a ser inaugurada com o novo modelo de Gestão Aeroportuária da Sinfra, que preza pela atenção aos projetos de infraestrutura e segurança operacional, como também a capacitação do administrador aeroportuário local.
 
“Se fosse para licitar essa obra, ela passaria de R$ 7 milhões e a parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado proporcionou que o investimento não ultrapassasse de R$ 3,3 milhões e sem perder a qualidade. Graças à determinação e o empenho do prefeito Fernando Gorgen, esta obra foi feita em tempo recorde e com qualidade”, ressaltou Carlos Fávaro.
 
A Sinfra elaborou um novo projeto para readequação e reestruturação do aeroporto. Nele, constam o balizamento, pavimentação da pista e a construção de cerca operacional padrão. O objetivo é modernizar a unidade e preparar para o aumento de uma futura demanda.
 
“Mato Grosso já deu sinais claros que atingiu a excelência na produção agrícola e, para avançar mais, precisamos ter uma infraestrutura aeroviária melhor. É por meio do aeroporto que chega o investidor, o empresário e que chegará também o médico, sairá o doente e mudará a qualidade de vida de uma região”, pontuou o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte.
 
Para o prefeito de Querência, Fernando Gorgen, o aeroporto trará grandes avanços para o crescimento e desenvolvimento econômico da região. Ele lembrou que fez uma proposta de parceria com o governador Pedro Taques para que fizessem a obra juntos.
 
“Eu propus o convênio para fizéssemos esta obra juntos e desta parceria saiu este aeroporto, que é importante para o município e para a região do Araguaia. Em breve, tenho certeza que teremos linha aérea em Querência. Este é o primeiro passo e é assim que conseguiremos atrair investidores para o município, e estes investidores que vão trazer emprego e renda para a região”, enfatizou o prefeito.
 
O aeroporto de Querência segue rigorosamente as legislações aeronáuticas pertinentes, conforme prerrogativas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Departamento de Controle de Tráfego Aéreo (DECEA).
 
Programa Voe MT
 
Em Mato Grosso, as obras em aeroportos integram o programa Voe MT, em que a Sinfra e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) atuam em conjunto para melhoria das unidades.
 
Por meio do Programa Voe MT, o Governo de Mato Grosso ampliou de três para cinco o número de aeroportos que têm voos regulares. As unidades de Barra do Garças e Sorriso entraram em operação nesta gestão. O foco do programa é avançar na infraestrutura dos aeroportos, como ocorreu em Querência.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet