Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

Saiu na Carta Capital

Usina inaugurada por Temer em Mato Grosso pertence a conselheiro de Donald Trump, segundo colunista

Foto: Reprodução/Fotos Públicas

Usina inaugurada por Temer em Mato Grosso pertence a conselheiro de Donald Trump, segundo colunista
Com destaque na mídia nacional e espaço para discurso do presidente Michel Temer (PMDB), a usina de etanol de milho inaugurada na sexta-feira (11) em Lucas do Rio Verde (320 km de Cuiabá), apresenta uma curiosidade que vai além do seu pioneirismo no país.

O empreendimento, segundo o colunista da Carta Capital Alceu Castilho, pertence ao americano Bruce Rastetter, conselheiro do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e maior financiador dos republicanos no estado de Iowa.

Leia mais:
Temer se auto-elogia e diz estar do lado dos empresários em inauguração de usina em MT
Sob protesto e "repúdio" da população, Temer chega em MT para inauguração de usina e colheita de algodão; veja fotos

Para o site “De Olho Nos Ruralistas” o jornalista apurou que o empreendimento é uma fusão entre a estrangeira Summit Agricultural Group e a brasileira Fiagril.  A primeira, informa possuir, desde 2012, 11.000 acres (4.451 hectares) no Mato Grosso, numa fazenda onde Temer chegou de helicóptero, driblando protesto de caminhoneiros contra a alta dos combustíveis.

Foi a primeira visita de Michel Temer a Mato Grosso desde que assumiu o posto de presidente da república. Segundo o Valor, a usina duplicará a unidade de Lucas do Rio Verde, em 2018, e pretende construir mais uma usina em Mato Grosso.

"A compra de terras por estrangeiros faz parte de um fenômeno conhecido internacionalmente como land grabbing. No Brasil, ela costuma ocorrer em aliança com grupos locais. A venda de terras para estrangeiros, individualmente, não é permitida. O site americano agriculture.com (nessa notícia traduzida pelo SFAgro) informou, no ano passado, que o Summit Group e mais duas empresas ganharam autorização do governo brasileiro para comprar terras sozinhos, sem parcerias", diz trecho do texto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet