Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Economia

Conhecimento logístico

Senador e empresários de MT estão em Moscou para estreitar diálogo comercial com a Rússia

Foto: Da Assessoria

Senador e empresários de MT estão em Moscou para estreitar diálogo comercial com a Rússia
Com o objetivo de ampliar o diálogo com empresários e membros do governo russo sobre investimentos setores da economia brasileira e entender o funcionamento logístico da Rússia, uma comitiva de investidores desembarcou em Moscou nesta segunda-feira (14). Eles se reuniram na embaixada do Brasil com o Ministro-Conselheiro, Fábio Pitaluga, fizeram uma visita a Chancelaria, e também ao vice-presidente do Banco Vnesheconombank, Sergey Vasiliev. O senador por Mato Grosso, Wellington Fagundes (PR-MT) foi designado para representar o Senado.

Leia mais:
Banco do ministro Blairo Maggi começará a operar nos próximos dias em Cuiabá

Além de Moscou, o grupo visitará várias outras cidades, como São Petersburgo e Kostroma, onde está localizado um dos maiores polos navais daquele país.As alternativas de navegação do interior da Rússia chamam a atenção, segundo o senador republicano. Por isso, empresários brasileiros e autoridades que atuam no segmento da logística no Brasil querem saber como é feita a gestão das hidrovias, controles de tráfego, dragagens, derrocamentos, sinalizações das vias navegáveis, balizamentos, equipamentos utilizados, barcaças, empurradores, auto propelidos e decks flutuantes.

"Hoje estamos trabalhando muito para viabilizar a navegação no Brasil, sobretudo, pelos portos do Arco Norte da Logística. Então, será uma grande oportunidade de ver os sistemas operacionais e levar ao nosso país essas experiências" – frisou.  Com o objetivo de junto às autoridades de governo e da iniciativa privada poder influenciar nas decisões estratégicas e se possível participar da solução dos problemas existentes no Brasil.

No setor ferroviário, a missão de produtores de grãos do Estado de Mato Grosso, que integram a comitiva, é conhecer as alternativas de exploração do modal ferroviário da Rússia, como é feita a gestão das ferrovias, controles de tráfego, sistemas construtivos de vias, equipamentos, concessões.

Está previsto ainda uma visita técnica ao Ministério da Agricultura, empresas importadoras de grãos, cooperativas para conhecer o sistema produtivo de soja e milho da Rússia, sua capacidade de produção, crescimento estimado para os próximos 15 anos, volumes exportáveis, capacidade de esmagamento.

Esta é a segunda viagem consecutiva do senador Wellington Fagundes à Rússia. Ano passado, ele visitou o país acompanhado da então ministra da Agricultura, senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), com o objetivo de ampliar a venda de produtos brasileiros, especialmente a de carne bovina, no momento em que a Rússia estava submetida às sanções dos Estados Unidos. "Foi então uma grande oportunidade para o Brasil. Conseguimos também aumentar as exportações de produtos lácteos para a Rússia e outros produtos, como grãos" – ressaltou.

Além do senador de Mato Grosso, participam da missão o presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa; o presidente da Aprosoja Mato Grosso, Endrigo Dalcin; o diretor executivo do Movimento Pró-Logístico de Mato Grosso, Edeon Vaz; coordenadores da Comissão de Logística de Aprosoja e do MPL-MT, Antônio Galvan e Fernando Caldore; e o analista político, Alfredo da Motta Menezes.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet