Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

Visita técnica

Com foco em modais ferroviários e hidroviários, comitiva dá início ao 9º dia de visita à Rússia

Foto: Reprodução

Com foco em modais ferroviários e hidroviários, comitiva dá início ao 9º dia de visita à Rússia
Junto ao senador Wellington Fagundes (PR/MT), membros do Movimento Pró-Logística e empresários da Aprosoja chegam ao nono dia de viagem pela Rússia. O grupo, que busca conhecer o funcionamento logístico do maior país do mundo, principalmente os modais ferroviário e hidroviário, fará uma visita técnica ao Ministério da Agricultura do país europeu, e conhecerá empresas importadoras de grãos e cooperativas.

Leia mais:
Fórum Sebrae de Negócios vai concentrar ampla gama de atividades

Em visita à RZD – a maior operadora de ferrovias da Rússia, que trabalha sobre uma malha de 85 mil quilômetros de trilhos e transporta seis vezes mais que todas as empresas do Brasil somadas – o grupo pôde conhecer o centro de controle e operação de infraestrutura, o qual funciona 24h para atender qualquer problema que possa acontecer na malha ferroviária.

"Uma das principais diferenças que observamos em relação à logística da Rússia e do Brasil está no investimento que é feito em ferrovias. Para se ter uma ideia 81% da produção Russa é feita por trens, são dois bilhões de toneladas de produtos e 12 bilhões de pessoas transportadas ao ano. Eles investem pesado tanto em transporte de passageiro, como de cargas. Acredito que esse investimento, em, ferrovias é o ponto forte para ser realizado em nosso país para desafogar as rodovias", explicou Wellington Fagundes.

Na cidade de Kostroma (a 280 km de Moscou), a comitiva conheceu o estaleiro que produz empurradores, barcaças e outros tipos de equipamento de navegação. "Nesta visita tivemos a oportunidade de observar que os valores que eles cobram para a fabricação de equipamentos são bem menores que no Brasil, por conta dos impostos. Isso gera tecnologia de ponta. E olha que por conta do clima, os russos não investem tanto em hidrovias, pois na maior parte do ano as águas estão congeladas", destacou Edeon Vaz - diretor executivo do Movimento Pró-Logístico de Mato Grosso.

Ainda nesta semana, o grupo fará uma visita técnica ao Ministério da Agricultura do país europeu, e conhecerá empresas importadoras de grãos e cooperativas, visando aprender sobre o sistema produtivo de soja e milho da Rússia, sua capacidade de produção, crescimento estimado para os próximos 15 anos, os volumes exportáveis e a capacidade de esmagamento.

Além do senador de Mato Grosso, participam da missão o presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa; o presidente da Aprosoja Mato Grosso, Endrigo Dalcin; o diretor executivo do Movimento Pró-Logístico de Mato Grosso, Edeon Vaz; coordenadores da Comissão de Logística de Aprosoja e do MPL-MT, Antônio Galvan e Fernando Caldore; e o analista político, Alfredo da Motta Menezes.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet