Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

Maior do país

Retorno do sol reforça confiança dos produtores e safra de algodão passará de 1 milhão de toneladas

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Retorno do sol reforça confiança dos produtores e safra de algodão passará de 1 milhão de toneladas
Mesmo diante do registro de chuvas no início da última semana, os produtores de Mato Grosso seguem confiantes com a colheita de algodão. De acordo com a Associação Mato-grossense do Algodão (AMPA), equipes de colheita e algodoeiras estão preparadas para lidar com algodão com umidade.

Leia mais:
MAPA incentiva grão de bico como alternativa à soja para ampliar renda de produtores

Além disso, felizmente, o sol voltou com força ao longo dos últimos dias e a situação está normalizada em todas os pólos de cultivo. Foi informado ainda que no início da safra o algodão apresentou qualidade excepcional e que por esse motivo, até o final do período será possível manter as expectativas do setor.

Recentemente o presidente Ampa, Alexandre Schenkel, reforçou estar otimista em relação aos resultados da safra 2016/17, que foi semeada na janela ideal de plantio e contou com condições climáticas mais favoráveis que na safra anterior.Ele alertou, no entanto, que a colheita ainda não atingiu a metade da área plantada.

O avanço neste momento é estimado em 40 a 45% do total da área cultivada, e, por isso, o foco de produtores e das equipes técnicas se mantém voltado para os trabalhos em campo. O objetivo é assegurar a qualidade da pluma produzida e a destruição dos restos culturais – medida fundamental para garantir menor pressão de pragas como o bicudo-do-algodoeiro na próxima safra.

Assim o Estado, que mantém a liderança na produção da pluma no país, apresentou aumento de 4,5% na área de cultivo e já tem produtividade estimada em mais de 1 milhão de toneladas (1.013 mil t)  - 15% maior que a da safra 2015/16, que fechou em 880,5 t. Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

No Brasil o crescimento é de 18,2%, podendo alcançar 1,5 milhão de toneladas, mesmo com a estimativa de queda de 1,7% na área cultivada, reduzida de 955,2 ha para 939,1 ha na safra corrente. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet