Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política

PARA VENCER A CRISE

Eumar Novacki defende visão moderna de gestão pública e exorta prefeitos a serem ousados em projetos

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Eumar Novacki lembrou o sucesso do Agro+ e a implementação do programa de compliance

Eumar Novacki lembrou o sucesso do Agro+ e a implementação do programa de compliance

Considerado prático em suas metas, o  ministro interino da Agricultura e Pecuária, coronel Eumar Novacki, defendeu, durante o XI Congresso de Municípios do Noroeste Paulista, em São José do Rio Preto (SP), que a administração pública tenha uma visão moderna de gestão.
 
“Precisamos focar em resultados”, argumentou Novacki, lembrando que o ministério trabalha nessa direção por meio de iniciativas como a do Plano Agro+, lançado há um ano. Desde então, o Mapa promoveu 588 modificações em normativos e reformulou procedimentos, simplificando ações e reduzindo custos. O tema do Congresso era Os novos caminhos da gestão pública – Aqui, o Brasil dá certo.

Leia Mais:
- Novacki recebe homenagem no RS e pede que agronegócio brasileiro mantenha foco para chegar a 10% do mercado

- Maggi anuncia aumento na exportação de carne para a China; acordo foi firmado durante visita ao país


 
É muito importante saber onde queremos chegar, afirmou o ministro interino. No caso do agronegócio, declarou, “a meta é ampliar a participação do Brasil no mercado internacional de 7% para 10%”.
 
Selo de Integridade
 
A crise provocada pela Operação Carne Fraca, no início deste ano, teve um lado importante, lembrou, que foi o de aproveitá-la para promover mudanças nos sistemas de controle, que se tornaram ainda mais rigorosos. Também foi a partir do episódio, a decisão de realizar “um grande pacto pela integridade no setor agrícola do país”.
 
“O programa de compliance, com o objetivo de evitar a prática de ilícitos, será uma grande virada de página na nossa história”, declarou Eumar Novacki, para a reportagem do Olhar Direto.
 
O programa está em andamento e deverá vigorar no próximo ano. Para estimular o setor produtivo a integrar o programa, será criado o selo Agro+ Integridade.
 
“Para ter direito ao selo, as empresas devem ter seu próprio programa de controle, como o Mapa, produzir com sustentabilidade e com responsabilidade social. Ele servirá para demonstrarmos nos mercados interno e externo que produzimos como alto padrão de qualidade. E acredito que, em muito pouco tempo, se tornará uma grande referência para os produtores”, complementou o  ministro interino.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet