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Quinta-feira, 18 de abril de 2024

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Vendas em e-commerce crescem mais de 260% em MT e setor organiza ciclo gratuito para preparar empreendedores

Foto: Reprodução

Vendas em e-commerce crescem mais de 260% em MT e setor organiza ciclo gratuito para preparar empreendedores
Na contramão da crise, o comércio eletrônico registrou aumento de 262% no número de vendas realizadas virtualmente, em comparação entre 2016 e 2015. De acordo com levantamento realizado pela Loja Integrada, foram abertas cerca de 900 novas lojas no ano passado e o valor transacionado pelo comércio eletrônico na região duplicou. Para quem quiser abrir ou expandir empreendimentos do tipo, o Ciclo MPE, iniciativa da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), oferece uma série de palestras gratuitas na quinta-feira (14), em Cuiabá.

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Durante todo o evento, serão ministrados seminários gratuitos para capacitar micros e pequenos empreendedores interessados em abrir uma loja na internet ou aprimorar o seu negócio. Entre as palestras, o especialista em comércio eletrônico Breno Nogueira vai dar dicas de como escolher a plataforma ideal para o seu e-commerce. O Ciclo MPE é uma iniciativa da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pela internet.

A iniciativa oferece 150 vagas para interessados em vender produtos e serviços pela internet.O Ciclo MPE é um road show que, desde 2003, percorre várias cidades do país ao longo do ano, levando conhecimento sobre comércio eletrônico para milhares de empreendedores.  O curso é composto por sete seminários de 45 minutos de duração.

"Quem participa sai sabendo quais são as ferramentas necessárias para ter um negócio bem-sucedido", diz Fernando Ricci, secretário-executivo da camara-e.net e coordenador da iniciativa. O Ciclo MPE tem exercido papel fundamental na formação de novos empreendedores virtuais e nesses 14 anos de existência já capacitou mais de 66 mil pessoas. Em 2017, o Ciclo MPE tem patrocínio máster dos Correios, do BNDES e do Governo Federal.

Indicadores

A pesquisa divulgada pela Loja Integrada aponta ainda que o segmento que mais se destacou foi Moda e Acessórios, que representou cerca de 36% do total faturado pelas lojas virtuais da região no ano anterior. Presentes e Flores, seguido por Casa e Decoração também se destacaram, sendo responsáveis por 20% e 17% do faturamento, respectivamente.

"O comércio eletrônico é alternativa para muitos brasileiros que buscam driblar o desemprego ou complementar renda. Para quem vende na internet, o investimento inicial e os riscos são mais baixos, já que o empreendedor pode começar de casa e com um estoque pequeno. Por isso, as lojas virtuais acabam tornando-se uma ótima oportunidade para quem busca iniciar o próprio negócio", explica Breno Nogueira, especialista em comércio eletrônico da Loja Integrada.

 De Barra do Bugres para todo o Brasil

 Cássia Danielle Anselmo de Góis é dona da loja Centro Oeste Rosas do Deserto (www.centrooesterosasdodeserto.com.br) e investiu no comércio eletrônico para ampliar a divulgação e comercialização de seus produtos. A loja, especializada no cultivo de rosas do deserto, é localizada em Barra do Bugres, mas passou a receber pedidos de outras regiões do estado.

Cássia criou uma página no Facebook para atender esses consumidores, mas sentia falta de ferramentas importantes para venda na internet, como cálculo de frete e plataforma de pagamento integrada. Há dois anos, então, resolveu abrir uma loja virtual. "Hoje, vendemos para todas as regiões do país e cerca de 40% do nosso faturamento vem da loja virtual", conta.

Programação do evento:

• 08h às 09h

Credenciamento

• 09h às 09h15

Abertura camara-e.net e patrocinadores

• 09h15 às 10h

Planejando uma loja virtual de sucesso
SEBRAE

• 10h às 10h45

Logística no comércio eletrônico
CORREIOS

• 10h45 às 11h05

Intervalo / Network

• 11h05 às 12h
• Como aumenta a chance de conseguir crédito para o seu negócio
André Luís de Barros Lima – técnico do BNDES
 
• 12h às 13h45
Intervalo / Almoço
 
• 13h45 às 14h30
Como escolher a plataforma ideal para o seu e-commerce
Breno Nogueira – LOJA INTEGRADA
 
• 14h30 às 15h15
A importância dos meios de pagamento para o e-commerce
 
• 15h15 às 15h30
Intervalo / Network
 
• 15h30 às 16h15
Marketing digital como estratégia de vendas
Daniel Santos – COO da Vende Mais Club
 
• 16h15 às 17h
Os benefícios de fazer parte do Movimento e-MPE
Letícia Martins – CAMARA-E.NET
 
• 17h às 17h30
Cases de Sucesso
 
• 17h30 às 18h
Encerramento com sorteio de brinde entre os presentes
 
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