Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Economia

Avalia

Governo Federal pode abandonar horário de verão este ano; economia foi reduzida

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Governo Federal pode abandonar horário de verão este ano; economia foi reduzida
Felizmente, para alguns, o Brasil poderá não adotar o horário de verão este ano. Em nota ao Agro Olhar, a Casa Civil da Presidência da República confirmou a possibilidade e disse apenas que o governo está “avaliando a conveniência ou não do tema.” A alteração nos relógios ocorre anualmente desde 1985 nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Leia mais:
Pesquisador mostra superávit nos Correios e questiona privatização pra conter prejuízos; MT deve ter agências fechadas

No período 2016/2017, a economia gerada foi de R$ 159,5 milhões, contra R$ 162 milhões economizados em 2015/2016. Mato Grosso registrou uma redução de 4,64% na demanda por energia elétrica no horário de ponta (18h às 21h) durante o horário de verão 2015/2016. O desempenho foi inferior aos 4,81% constatados em no período 2014/2015. Os números são da concessionária Energisa.

A redução é possível porque, com o horário diferenciado, não é preciso adicionar mais energia de usinas termelétricas para garantir o abastecimento do país nos horários de pico. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no entanto, as mudanças no perfil de consumo ocorridas nos últimos anos fizeram com que a medida trouxesse resultados “próximos à neutralidade” em relação à redução de demanda por carga.

Se nenhuma alteração for anunciada nas próximas semanas, o horário de verão deve entrar em vigor no dia 15 de outubro, em dez estados e no Distrito Federal. Nessas regiões, o relógio deve ser adiantado em uma hora até o dia 18 de fevereiro de 2018.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet