Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Geral

No próximo mês

Horário de verão será mantido em 2017; governo estudava extinção da medida

Horário de verão será mantido em 2017; governo estudava extinção da medida
Depois de levantada a possibilidade de extinção do horário de verão neste ano, o Ministério de Minas e Energia informou nesta segunda-feira (25) que vai manter a medida. Com a decisão, os moradores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar os relógios em 1 hora a partir do dia 15 de outubro. A alteração relógios se estende até fevereiro de 2018. 

Leia mais:
Governo Federal pode abandonar horário de verão este ano; economia foi reduzida

O fim do horário de verão chegou a ser avaliado pelo governo depois que um estudo do Ministério de Minas e Energia apontou queda na efetividade do programa, já que o perfil de consumo de eletricidade não estava mais diretamente ligado ao horário e sim à temperatura, com picos de consumo nas horas mais quentes do dia.

No período 2016/2017, a economia gerada foi de R$ 159,5 milhões, contra R$ 162 milhões economizados em 2015/2016. Mato Grosso registrou redução de 4,64% na demanda por energia elétrica no horário de ponta (18h às 21h) durante o horário de verão 2015/2016. O desempenho foi inferior aos 4,81% constatados em no período 2014/2015. Os números são da concessionária Energisa.

A redução é possível porque, com o horário diferenciado, não é preciso adicionar mais energia de usinas termelétricas para garantir o abastecimento do país nos horários de pico. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no entanto, as mudanças no perfil de consumo ocorridas nos últimos anos fizeram com que a medida trouxesse resultados “próximos à neutralidade” em relação à redução de demanda por carga.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet