Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Economia

Seringais

Senador quer ampliar exploração de borracha em MT; falta de usinas afeta 20 mil famílias

Foto: Reprodução/Gcom MT

Senador quer ampliar exploração de borracha em MT; falta de usinas afeta 20 mil famílias
Dos 40 mil hectares de seringueira plantados em Mato Grosso, apenas 28 mil são contabilizados na produção estadual, uma vez que, por falta de incentivo, a atividade praticamente foi inviabilizada no Estado. De acordo com representantes da Associação Mato-grossense de Heveicultores, nenhuma das cinco usinas  de lavagem de borracha existentes está funcionando.

Leia mais:
Bela Gil mobiliza fãs e agrotóxico que fez vítimas em MT acaba sendo banido do Brasil

Diante da situação, o senador Cidinho Santos (PR) comprometeu-se a buscar junto ao Banco Central a alteração do artigo 5º da Resolução 4583 para inclusão do setor na linha de crédito para custeio. O anúncio foi feito durante audiência na manhã desta segunda-feira (16).

"Já conseguimos uma conquista muito grande com atuação do ministro Blairo Maggi junto ao Comex em equalizar a alíquota de importação. Com uma taxa de 4% era realmente mais viável importar borracha do que produzir aqui. Agora, com alíquota de 14%, a atividade ganha fôlego e agora, precisamos da ajuda de custeio do Governo para a produção na área plantada", disse pela Associação, Antônio Vital Rocha.

De acordo com o senador, a preocupação é retomar a atividade em Mato Grosso já que quase 20 mil famílias de pequenos agricultores são diretamente afetadas. O parlamentar cumpre agenda a partir de amanhã no Senado Federal e buscará a inclusão do setor seringueiro na linha de crédito do Banco Central.

"Somos o segundo maior produtor em área plantada, atrás somente do estado de São Paulo. Essa é uma atividade que precisa de apoio para se fortalecer uma vez que, a cultura da borracha - além da função econômica – tem grande importância social. A atividade não é industrializada, ou seja, são milhares de famílias que manualmente fazem a extração do látex e dependem da comercialização da borracha".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet