Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

Ao Terra Viva

Novacki defende sustentabilidade e responsabilidade social do agronegócio brasileiro; país "sofre preconceito" no exterior

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Novacki defende sustentabilidade e responsabilidade social do agronegócio brasileiro; país
O desconhecimento estrangeiro sobre a produção agropecuária do Brasil voltou a ser debatida pelo secretário executivo do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), Eumar Novacki. Durante entrevista ao programa Direito e Certo, do canal Terra Viva, no domingo (22), ele afirmou que existe preconceito com relação à sustentabilidade do produto brasileiro e reforçou que a Pasta vem lutando para quebrar esta barreira.

Leia mais:
Durante feira na Espanha, Novacki anuncia investimento estrangeiro de R$ 10 mi em indústrias de ovos congelados e líquidos

De acordo com o secretário, um dos objetivos das viagens internacionais é mostrar a responsabilidade do país ao mundo. Assim, mesmo diante de todas as dificuldades logísticas e burocráticas, o país consegue ser grande player no mercado internacional. O assunto já vinha sendo abordado pelo ministro Blairo Maggi durante eventos do setor.

“Levantamos por meio de imagens de satélite da Embrapa, qual a situação real do país e descobrimos que quase 65% do território brasileiro é coberto por vegetação nativa. Usamos para agricultura menos de 9% desse total. Temos feito um esforço muito grande de defender o agro brasileiro, porque poucos produzem com a qualidade que produzimos, com respeito ao meio ambiente, com a responsabilidade social.”

A apresentadora Samanta Pineda, que diz acreditar no rigor das leis trabalhistas do país, questionou se a imagem que possuímos no exterior, de não sustentáveis e detentores de uma justiça social precária, seria fruto uma barreira de mercado imposta ao Brasil.

”Não há duvida que o mercado internacional é muito competitivo, o espaço é disputado a cotoveladas.Se de fato isso foi implantado, se foi concorrência desleal, nós temos que fazer nossa defesa. Só podemos fazer isso com base em dados científicos inquestionáveis, e foi o que fizemos.Temos consciência plena do o Brasil representa em relação ao planeta Terra, mas queremos que os outros países reconheçam esse esforço.”

Assista a entrevista na íntegra clicando aqui.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet