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Quinta-feira, 28 de março de 2024

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Em Cuiabá e VG

Sindpetróleo se pronuncia sobre queda no etanol e alerta consumidores; preços caíram a R$ 1,99

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Sindpetróleo se pronuncia sobre queda no etanol e alerta consumidores; preços caíram a R$ 1,99
Diante da expressiva queda nos preços dos combustíveis observada na última semana, especialmente do etanol, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Mato Grosso (Sindpetróleo) resolveu prestar esclarecimentos ao consumidor. Por meio de nota divulgada nesta segunda-feira (4), foi informado que as promoções praticadas por algumas distribuidoras, independem de oscilações nas usinas, onde os valores seguem sem grandes alterações desde agosto.

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Como o mercado é livre e extremamente sensível às variações, alguns postos seguem a redução das distribuidoras. Outros, para não perder clientes, mesmo não tendo a mesma condição de compra, vendem o combustível a preços próximos aos dos concorrentes, ainda que isso implique na possibilidade de desequilibrar o seu caixa. Assim alguns postos de Cuiabá e Várzea Grande anunciaram preços de até R$ 1,99 no valor do álcool nos últimos dias.
 
De acordo com o Sindpetróleo, como os preços de bomba ficam muito semelhantes aos de compra junto às distribuidoras, acabam por afetar a sustentabilidade do negócio. Porém, cabe a cada revendedor definir sua estratégia. Como já aconteceu em outras capitais, como Belo Horizonte, por exemplo, em razão da temporariedade, é possível que os atuais preços mais baixos verificados na revenda do etanol retornem ao valor comum.
 
Então, é necessário que o consumidor, o Ministério Público e Órgãos de fiscalizadores de preços, também saibam que, caso isto aconteça, é natural que os postos também acompanhem a decisão das distribuidoras. Para o sindicado, a mudança mostra um amadurecimento do segmento de revenda que, através da livre concorrência beneficia o consumidor, possibilitando acesso aos combustíveis com valores promocionais.

Desta forma, não cabe como erroneamente e comumente acontece, eleger o revendedor como vilão da história, uma vez que essa precificação para cima ou para baixo é exclusivamente de responsabilidade das distribuidoras. Ainda assim, é fato que, a decisão é independente e de cada agente deste mercado. A estratégia é de cada um.
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