Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Novo presidente

Galvan garante luta contra "máfia da classificação" e ação contra Monsanto em discurso de posse da Aprosoja

Foto: Reprodução/Aprosoja

Galvan garante luta contra
Em seu discurso de posse o novo presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de mato Grosso (Aprosoja), Antônio Galvan, garantiu lutar contra a chamada “máfia da classificação” e manter o embate judicial travado contra a Monsanto. A associação reivindica a patente Soja Intacta RR2 Pro®, e exige o pagamento de royalties, por entender que o registro não cumpre requisitos legais.  Além destes, a destinação do Fethab e o direito de salvar sementes também foram mencionados como os principais desafios da gestão.

Leia mais:
Aprosoja tenta anular patente de Soja Intacta da Monsanto e pede pagamento royalties

A nova diretoria da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) para o triênio 2018/2020 tomou posse na noite desta quinta-feira (14), em Cuiabá. Também foram empossados na ocasião 170 delegados eleitos, que são os representantes da associação nos 24 núcleos da Aprosoja no interior do estado.

“Nós traçamos quatro metas principais: classificação de grãos, Fethab, royalties e semente salvas. Hoje, temos problemas sérios com a classificação e não podemos mais aceitar da forma que tem sido feita. Também precisamos discutir com o governador Pedro Taques sobre o uso do Fethab, que deve ser voltado para o investimento em logística. Também temos uma luta séria para travar sobre o nosso direito de salvar semente. Por fim, daremos continuidade ao que a gestão anterior começou, que é a ação contra os royalties da Monsanto”, disse.

O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, aproveitou seu discurso para entregar a Galvan um Projeto de Lei encaminhado à Assembleia Legislativa que cria a Conta Específica do Fundo Estadual de Habitação e Transporte (Fethab), onde será depositado o recurso destinado às obras em rodovias estaduais. Na prática, os produtores rurais poderão conferir, mês a mês, onde será aplicado este dinheiro.

Além de Galvan, o atual presidente Endrigo Dalcin também discursou. “Encerramos hoje um ciclo de muito aprendizado. Atravessamos os últimos dois anos com uma conjuntura extremamente contrária a todos os objetivos e metas da nossa associação. Clima, economia, política. Aprendemos e foi preciso compartilhar as ações e abrir várias frentes de batalha. Nunca as comissões da Aprosoja tiveram tanta autonomia como nesta gestão. Avançamos muito, até onde o cenário externo nos permitiu”, disse.

De acordo com a Aprosoja, compõem a nova diretoria os seguintes agricultores: Antônio Galvan (presidente), Fernando Cadore (vice-presidente), Volmir Xavier (diretor administrativo), Lucas Beber (segundo diretor administrativo), Carlos Sfredo (diretor financeiro), Neusa Wessner (segunda diretora financeira), Zilto Donadello (vice-presidente Norte), Gilberto Eberhardt (segundo vice-presidente Norte), Fernando Ferri (vice-presidente Sul), Jorge Giacomelli (segundo vice-presidente Sul), Oldair Sangaletti (vice-presidente Leste), Lino Costa (segundo vice-presidente Leste), Diogo Rutilli (vice-presidente Oeste) e Anilson Rotta (segundo vice-presidente Oeste).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet