Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

Produtores apreensivos

Chuva já causa prejuízos e deve se estender por mais quatro dias nas lavouras de MT, alerta Climatempo

Foto: Reprodução/Internet

Chuva já causa prejuízos e deve se estender por mais quatro dias nas lavouras de MT, alerta Climatempo
Apreensivos por conta do excesso de chuvas que tem atrasado a colheita da soja, os produtores rurais de Mato Grosso ainda não tem motivos para comemorar a previsão do tempo. Isso porque as precipitações devem se manter com regularidade pelos próximos dias, de acordo com o Climatempo. Uma nova “invernada” se formou sobre o estado, o que pode causar perdas pontuais principalmente nas regiões produtoras da BR-163 e de Campo Novo do Parecis.

Leia mais:
Agricultores terão custeio antecipado da safra de R$ 12,5 bilhões pelo FCO; MT deve receber R$ 2,2 bi
 
De acordo com a empresa, somente na próxima semana é que essa linha de instabilidade perde força e, consequentemente, permite que os trabalhos de colheita voltem a ser favorecidos.  Foi informado ainda que áreas de instabilidade continuam bastante ativas sobre grande parte do Estado, além de Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia.
 
O fenômeno, com exceção daqui, vêm mantendo os solos com bons níveis de umidade, favorecendo o pleno desenvolvimento de outras lavouras. Muitas, que já se encontravam sob forte estresse hídrico, apresentaram melhora substancial nas condições. Sendo assim, as perspectivas de produtividade de milho e algodão são boas em todas as regiões produtoras do Centro-Oeste, Sudeste e do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia.
 
Já em São Paulo e em grande parte da região Sul, a quinta-feira será marcada pelo tempo aberto e com possibilidades apenas para pancadas de chuva. O que não será de todo mal, uma vez que nos últimos dias houve registros de bons volumes de chuva sobre essas localidades, o que elevou os níveis de umidade no solo. Entretanto, as chuvas só deverão retornar à Região Sul do Brasil, incluindo São Paulo, em meados da semana que vem.
 
Até lá o tempo seguirá aberto e sem previsão de chuvas generalizadas, apenas com possibilidades para eventuais pancadas de chuvas muito irregulares.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet