Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Economia

GREVE DOS CAMINHONEIROS

Governo do Estado "congela" base de cálculo do ICMS e "barateia" diesel

28 Mai 2018 - 18:18

Da Reportagem Local - Érika Oliveira/ Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Governo do Estado
O Governo do Estado acaba de anunciar o congelamento do Preço Médio Ponderado a Consumidor Final (PMPF) de Combustíveis, na tentativa de amenizar os problemas vividos nos últimos oito dias com a greve dos caminhoneiros. O PMPF, usado como base de cálculo para efeito de tributação do ICMS, é reajustado quinzenalmente. Com a decisão, que será tomada por meio de decreto, o indíce praticado até o dia 15 de maio volta a valer no Estado.

Leia também:
Locatelli abandona reunião com Taques e diz que mudará empresa para outro Estado

A proposta estadual foi acatada pelos secretários de Fazenda de doze estados via Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) e será publicada nesta terça-feira (29), no Diário Oficial.

"O Estado de Mato Grosso solicitou junto ao Confaz que nós possamos adiar o PMPF de 15 de junho para um mês, vamos fazer um preço de pauta do diesel, mesmo de 15 de maio. Isso dá um desconto de R$ 0,17 na bomba só nos esforços dos 12 estados. Foi um pedido que Mato Grosso fez ao Confaz", anunciou o governador Pedro Taques (PSDB).

De acordo com o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, a proposta aceita pelos estados congela o PMPF do último dia 15 para manter o mesmo preço que estava na bomba nesta data. 

"Nós congelamos o PMPF para efeito de manter na bomba o preço que estava vigente até 15 de maio. Isso deve-se traduzir numa normalidade. Somando-se que a União também está fazendo seu esforço e junto com o que o estado está propondo, nós teremos uma redução considerável", avaliou o secretário. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet