Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Economia

veja análise

Grande demanda derruba preço de imóveis, mas momento favorável está perto do fim

Foto: Da Assessoria

Grande demanda derruba preço de imóveis, mas momento favorável está perto do fim
A redução da taxa de juros e grande número de imóveis disponíveis para a venda faz do momento econômico o melhor para o consumidor no setor imobiliário. Isto é o que aponta o presidente do Sindicato da Habitação de Mato Grosso (Secovi-MT), Marco Pessoz. No entanto, a boa fase deve acabar em breve.

Leia também:
Cuiabá aumenta arrecadação do IPTU em 12,7% com maior base e menor inadimplência

“Além de ainda existir um estoque de unidades habitacionais, temos taxas de juros bancárias muito baixas, abaixo até do que se verificou em 2013, e isso deu poder de barganha aos consumidores, coisa que nunca existiu. Nunca esteve tão bom para se comprar um imóvel”, destaca Marco.

De acordo com ele, a crise que estagnou o setor imobiliário foi ultrapassada, e o momento é favorável para a compra. O setor, que reconhece que o período é o melhor para novos compradores, destaca que o cenário deverá mudar em breve, por conta das mudanças na política econômica que vão impactar os custos dos próximos lançamentos.

Um levantamento feito pelo Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-MT) mostrou que o primeiro trimestre deste ano comprovou que os preços e condições de financiamentos caíram no gosto dos consumidores, e as vendas foram 48% maiores que nos últimos três meses de 2017. “Isso representou mais de 500 unidades comercializadas em Mato Grosso”, ressalta o presidente da Comissão da Indústria Imobiliária da entidade, Paulo Bresser.

Com um ritmo baixo de lançamentos de novos condomínios verticais, quatro desde o início de 2017 depois de dois anos sem nenhum novo projeto disponibilizado, a tendência, prevê Bresser, é que as cerca de 2,2 mil unidades habitacionais prontas atualmente sejam vendidas até o ano que vem. “Vai faltar apartamentos, porque as pessoas continuam casando, continuam se mudando para novas unidades”, acredita o representante do Sinduscon.

Os novos lançamentos, que viriam para suprir esta demanda, deverão ter preços corrigidos por fatores externos, como a elevação da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para 17%. “Só isso vai fazer com que o custo total do empreendimento seja elevado em 10%. Também há outras despesas como frete e como as modificações na legislação municipal”, projeta Bresser.

Bom momento

Diretor comercial da BC Genera, responsável pelo Brasil Beach Home Resort, Bernardo Bonilha salienta que os bons resultados obtidos no início deste ano foram sentidos nas vendas de unidades do empreendimento. “Desde que lançamos o Brasil Beach, o primeiro semestre de 2018 foi o melhor da história em relação a vendas”.

O preço médio das unidades comercializadas em Mato Grosso mostra, na opinião de Bonilha, que a classe média voltou a planejar e concretizar a compra de novos imóveis. Além dos aspectos financeiros, Bernardo destaca que o empreendimento conta com diversos diferenciais, como a localização – em uma estrada com obras de duplicação em fase de conclusão –, preço de condomínio baixo diante da quantidade de opções de lazer, além de uma lagoa artificial com praia privativa.

O diretor comercial do Brasil Beach concorda com os representantes do setor imobiliário e acredita que não haverá tão cedo um momento tão favorável para a aquisição de unidades habitacionais. “Acredito que quem pretende aproveitar condições favoráveis de financiamento e preços mais baixos tem que se definir muito em breve, ou correrá o risco de não ter estes benefícios em um momento futuro”, finaliza.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet