Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 20 de novembro de 2018

Notícias / Economia

Consumo de etanol cresce 28%, gasolina cai 17% e o diesel tem aumento em 5%

Da Redação - Vitória Lopes

08 Nov 2018 - 15:59

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto/Reprodução

Consumo de etanol cresce 28%, gasolina cai 17% e  o diesel tem aumento em 5%
Em Mato Grosso, a demanda por etanol cresce 28,6% de janeiro a setembro e faz frente ao consumo da gasolina que registra queda de 17,4%. De etanol foram consumidos 603,3 milhões de litros em 2018 e no passado 469,2 milhões de litros. Já as vendas de gasolina caíram de 480 milhões de litros em 2017 para 396,7 milhões de litros em 2018.

Leia mais:
Mesmo após anúncio de redução, consumidor não vê diferença e preço da gasolina chega a R$ 5

 
Na soma da comercialização dos dois produtos (Ciclo Otto), no mesmo período, o desempenho é positivo ao crescer 5,3%. Foram comercializados 1 bilhão de litros neste ano e em 2017,  no mesmo período, foram 949,3 milhões de litros.
 
Comparando percentuais, Mato Grosso ganha destaque. As vendas nacionais do Ciclo Otto tiveram queda de 1,4%.
 
Crescimento também no comércio de óleo diesel. No acumulado do ano, foram comercializados 2,1 bilhões de litros e em 2017 2 bilhões. 
 
De acordo com o diretor-executivo do Sindipetróleo, Nelson Soares Junior, os resultados de Mato Grosso se devem ao preço mais competitivo do etanol. Apesar das recentes reduções nos preços da gasolina pela Petrobras, Soares acredita que o consumidor que possui veículo com motor flex manteve a preferência pelo derivado da cana-de-açucar e de milho.  Já com relação ao diesel, ele destaca que o crescimento é garantido pela agricultura pujante.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet