Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

Área de silvicultura e capacitações são destaques do setor da Agroenergia

O estudo, que ainda está sendo finalizado, resultou de visitas de campo a cerca de 300 propriedades rurais, onde foi possível coletar dados socioeconômicos, além de avaliar o crescimento do setor e determinar a localização geográfica das florestas plantadas no Estado.

Dados preliminares do levantamento apresentam uma área de 137 mil hectares de florestas plantadas no Tocantins, das quais 92% compreendem florestas de eucalipto, e 3% de seringueiras. A previsão é que, para 2014, a área chegue a 156 mil hectares. O resultado da pesquisa foi apresentado durante o Tocantins Florestal, congresso de silvicultura que ocorreu entre os dias 19 e 21 de novembro, e foi organizado pela Seagro em parceria com Associação dos Reflorestadores do Tocantins (Aretins) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Outra importante ação da Seagro é o Programa Eco Seringueira. Criado em 2011, junto à Coordenadoria de Agroenergia da Seagro, o projeto visa desenvolver o potencial do Estado para o plantio de florestas, por meio de reuniões e dias de campo, além de apoio para elaboração do projeto técnico para as propriedades. Em 2011 a área de heveicultura no Estado era 1.840 hectares, enquanto este ano, estudos preliminares apontam para uma área de 6.825 ha, o que representa um aumento de 270%.

Segundo o assessor técnico da Coordenadoria de Agroenergia e responsável pelo Eco Seringueira na Seagro, Sales Lopes do Couto, em 2014 serão realizadas várias ações para fomentar o crescimento da produção de seringueira no Tocantins. “Ainda no final de 2013, os três polos de produção receberão, cada um, um kit com trator, grade aradora, calcariadeira e broca, para preparar a terra para o plantio. O produtor entrará com a contrapartida do combustível, hospedagem e alimentação para o operador e técnico da Seagro”, disse Couto, acrescentando que o agendamento para utilização das máquinas acontecerá mediante cadastro do produtor e agendamento junto à Seagro, que ficará responsável pela administração dos mesmos.

Cursos

Além disso, a Seagro também investe em cursos de capacitação para extração de látex. Em 2013, foram realizados nos municípios de Palmeirópolis e Santa Fé de Araguaia, treinando e preparando para o mercado de trabalho cerca de 80 trabalhadores. “Todos estes extrativistas devem estar empregados até o final do ano e todas as contratações atendem às exigências trabalhistas. Além do salário, eles receberão também porcentagem por produção”, afirmou o responsável pelo projeto na Seagro.

A extração de látex é apontada por especialistas como uma das atividades mais rentáveis atualmente, devido à crescente demanda por borracha. Em um hectare plantado com seringueiras, a renda pode chegar a R$ 1.200,00 por mês. Como no Tocantins ainda não há profissionais habilitados para ministrar os cursos de sangria, a capacitação foi realizada mediante parceria com a Associação de Produtores de Borracha de Goiás e Tocantins (Aprob), a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar - GO).

Segundo Couto, os seringueiros priorizam a contratação de mulheres para atuar na sangria. “Quanto mais bem cuidada estiver a árvore, mais longa será a vida produtiva dela. Os silvicultores têm observado a importância do trabalho das mulheres, pois elas têm um perfil mais caprichoso”, explica, acrescentando que para 2014, novos cursos serão ministrados para atender a demanda remanescente.

PDRIS

Destaque da Coordenadoria de Agroenergia é a revitalização do Projeto de Desenvolvimento Regional e Sustentável (PDRIS). Segundo a assessora técnica e responsável pelo projeto na Seagro, Juliana Aguiar de Melo, as mudanças vão desde a gestão até o contato com as regiões beneficiadas. “Este ano formamos uma equipe composta por três técnicos e dois colaboradores, e contratamos também um consultor para auxiliar na elaboração dos planos de ação e termos de referências”, disse, acrescentando que também foram realizadas visitas nas regiões do Jalapão e no Sudeste do Estado.

Conforme Juliana, a partir destas reuniões foram definidos os planos de ação de cada região, que devem ser colocados em prática a partir do início do próximo ano. “Este ano foram elaborados 10 Termos de Referência em apenas três meses. Em 2014 novas visitas serão realizadas às demais regiões do Estado, a fim de elaborar os projetos a serem aplicados em cada uma delas”, frisou.

Biodiesel

No setor de biodiesel, foi iniciado um mapeamento de todo o setor, no polo de Santa Rosa em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Embrapa e a Unitins. Ao todo serão monitorados 20 municípios. Também foram implantados dois módulos de tecnologia no assentamento São João e no Centro Agrotecnológico do Tocantins, onde serão realizados dias de campo. Segundo a responsável pelo setor, Patríccia da Cruz Ramos, a previsão é de que o plantio cresça em cerca de 25%, passando de 6.400 hectares na safra 2012/2013 para 7.500 na safra 2013/2014.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet