Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura

Opção de safra

Área destina ao trigo em MT chega a 270 hectares no plantio irrigado

Foto: Reprodução/Internet

Área destina ao trigo em MT chega a 270 hectares no plantio irrigado
Mato Grosso está voltando a semear trigo. Na região do Médio-norte 270 hectares estão sendo plantados com trigo irrigado. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), estudos são realizados para a verificação de variedades que se adequem ao clima da região Centro-Oeste.

Na próxima quinta-feira (25) será realizada a 4ª Reunião da Câmara Técnica do Trigo (CTT) de Mato Grosso para discutir o preço mínimo e a criação de moinhos de trigo no Estado.

Há cerca de oito anos Mato Grosso plantava trigo sequeiro na região de Alto Taquari, conforme o pesquisador da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e coordenador da CTT, Hortêncio Paro. Contudo, diante da rentabilidade verificada no milho na época os produtores optaram pelo cereal. “Hoje, no Médio-norte temos duas lavouras, uma em Lucas do Rio Verde (210 hectares) e outra em Nova Mutum (60 hectares). Estamos retomando o plantio”, comenta.

Leia também
Governo federal libera R$ 150 milhões para Pepro do Trigo
Ministério da Agricultura estuda linha de crédito para jovens produtores

Na quinta-feira (25), durante 4ª Reunião da Câmara Técnica do Trigo (CTT), serão discutidos o custo de produção do trigo irrigado no Brasil para um futuro estabelecimento do preço mínimo em Mato Grosso. Além disso, será visto o estudo de viabilidade para a criação de moinhos de trigo em algumas cooperativas com infraestrutura para irrigação, entre outros assuntos.

De acordo com Hortêncio Paro, Mato Grosso consome anualmente 120 mil toneladas de farinha de trigo, das quais 90% são importadas. Hoje, cerca de 60% a 70% da farinha de trigo importada consumida no Estado vem da Argentina. “São testadas cercas de nove variedades de trigo em Mato Grosso, atualmente”.

O trigo está hoje como o algodão no início dos anos 1990, segundo o secretário de Políticas Agrícolas, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Seneri Paludo. Ele comenta que o trigo está sendo estudado, principalmente para a produção na região Centro-Oeste como uma segunda opção de safra ou até mesmo safra de inverno como é no Sul do Brasil.

“O trigo estamos estudando muito forte. Temos um programa de médio e longo prazo para a produção do trigo. O Brasil consome aproximadamente 12 milhões de toneladas de trigo por ano e a produção neste ano deve chegar a aproximadamente 7 a 8 milhões de toneladas. Temos consentimento e a indústria como um todo que você tem que desenvolver o trigo no Centro-Oeste, ou seja, trazer esse trigo talvez até como uma segunda opção ou safra de inverno aqui, assim como é no Sul do país. Para isso nós temos que trabalhar três coisas: a primeira é a questão tecnológica, o segundo ponto é que você tem que trabalhar todo um arcabouço de política agrícola e o terceiro, que é um processo mais longo e demorado, é o processo de escoamento dessa produção da região de produção para a região de consumo”, declarou Seneri Paludo em entrevista ao Agro Olhar.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet