Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

alerta

Ação do homem é principal causa dos incêndios no Cerrado durante período de seca

Foto: Reprodução/Internet

Brigadas de incêndio combatem queimadas no Cerrado

Brigadas de incêndio combatem queimadas no Cerrado

A atividade humana é considerada uma das principais causas de queimadas nesta época do ano. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), 90% dos incêndios florestais têm origem antrópica. Segundo dados do Instituto, na maioria dos casos, as queimadas decorrem do uso incorreto do fogo para a renovação de pastagens. Há casos de queimadas que começam, de maneira natural, por conta de raios, no período final da estiagem e início das chuvas.

Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, a queima proposital de resíduos sólidos perto de áreas verdes é o motivo mais recorrente dos incêndios atendidos durante os chamados na capital federal. Conforme levantamento divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), apenas em junho deste ano, 395,16 hectares de vegetação foram consumidos pelo fogo - aumento de 77,8% em relação aos 222,23 hectares verificados em junho de 2013.

Leia também
Impostos travam desenvolvimento de frutas em MT; Falta de capacitação é outro ponto Veja fotos
Nova revisão da safra do milho mostra alta de 3,7% na produção

O governo contratou 1.589 brigadistas para formar as equipes do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo) em todo o país. Os profissionais ficam em pontos estratégicos nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste e se concentram em atividades de prevenção e manejo nas unidades de convenção.

Segundo maior bioma da América do Sul, o cerrado ocupa 24% do território brasileiro, em uma área total de cerca de 2 milhões de km2. Está presente no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Bahia, Piauí, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, o que soma 1.330 municípios. Nessa região, ficam as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata).

Em decorrência da diversidade biológica, o cerrado é caracterizado como a savana mais rica do mundo. Ao todo, 11.627 espécies de plantas nativas, 199 diferentes mamíferos e 837 exemplares distintos da avifauna habitam o bioma, além de 1,2 mil espécies de peixes, 180 répteis e 150 anfíbios. O cerrado conta, ainda, com diversas populações que sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, quilombolas, ribeirinhos e outros povos tradicionais.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet