Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Logística

AVIAÇÃO REGIONAL

Aeroporto no Araguaia pode receber carro de combate à incêndio para operar voos regulares

Foto: Reprodução/Internet

Terminal poderá operar voos regulares

Terminal poderá operar voos regulares

O aeroporto municipal de Barra do Garças (504 KM de Cuiabá) está relacionado entre um conjunto de terminais regionais do país que pode receber a doação de um carro de combate a incêndio para permitir que o aeroporto receba voos comerciais regulares. A liberação do veículo está em análise pela Secretaria de Aviação Civil (SAC).

O pedido para a inclusão do aeroporto foi feito recentemente deputado federal Valtenir Pereira (PROS) a representantes da Assessoria Parlamentar da SAC e do Programa Federal de Auxílio aos Aeroportos (ProFAA/SAC) durante reunião na sede da Secretaria, em Brasília.

Leia também
Maggi monta comitê exclusivo para Dilma em Mato Grosso e busca doadores de campanha no agronegócio
Município perde R$ 600 mil para obra em campus federal por falta de certidão negativa de débito

A solicitação tem por objetivo atender as especificações contidas na Resolução 115/2009 da ANAC, de modo a permitir o funcionamento dos aeroportos. O deputado destacou a importância estratégica do terminal para a região do Araguaia e pediu agilidade na doação do equipamento.

“O seu regular funcionamento vai permitir o encurtamento de distâncias e a integração da região ao resto do País. É inconcebível que uma cidade da importância de Barra do Garças não tenha voos comerciais regulares. A doação do carro de combate a incêndio faz parte desse processo de consolidação do aeroporto”, assinalou Valtenir.

De acordo com a assessoria do deputado, o prefeito de Barra do Garças, Beto Faria (PSD), vai formalizar o pedido ao ministro da SAC, Moreira Franco (PMDB), e reforçar a necessidade de doação do carro de combate a incêndio.

Não é a primeira vez que Valtenir Pereira articula a doação de carros de combate a incêndio para terminais regionais. O deputado já buscou soluções para os aeroportos de Sinop, Rondonópolis, Alta Floresta, Lucas do Rio Verde, Matupá, Pontes e Lacerda, Vila Rica, Cáceres, São Félix do Araguaia, Juara, Juína e Tangará da Serra e também solicitou balizamento noturno para os aeroportos que não contam com essa estrutura.

Os aeroportos de Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta já receberam os caminhões de combate a incêndio. São Félix do Araguaia e Tangará da Serra foram recentemente contemplados. O envio dos veículos, no entanto, está previsto para ocorrer depois de novembro, após o período eleitoral.  
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet