Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cooperativismo

agricultura familiar

Agricultores familiares e empreendedores familiares rurais criam cooperativa

Anúncio do lançamento da Coopaferce será nesta quinta-feira (20), no município de Aracoiaba. Nova entidade já tem 385 filiados

O cooperativismo rural se fortalece no Ceará. Nesta quinta-feira (20), movimentos sociais do campo anunciam a criação da Cooperativa dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Estado do Ceará (Coopaferce), no município de Aracoiaba. A meta da Coopaferce é implantar, num prazo de 10 anos, cinco agroindústrias nas principais regiões produtores do Ceará. O anúncio do lançamento da entidade ocorre durante a II Exposição dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais (Expoafer).

A Coopaferce já conta com 385 filiados, de acordo com sua diretora-presidente, Luisiane Gondim. “Com a cooperativa, vamos ter uma melhor organização dos agricultores familiares e empreendedores familiares rurais cearenses, o que garantirá a eles condições mais dignas de vida”, destaca. “Além disso, vamos agregar valor à nossa produção, ampliar mercados e gerar mais renda e emprego no campo.”

Filiada à Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) – entidade que reúne cerca de 350 sindicatos e oito federações estaduais –, a Coopaferce vai oferecer ao mercado produtos de origem animal e vegetal. Entre eles, carne suína, bovina, caprina, bovina, aves, pescados, hortaliças, frutas, doces, bolos, geleias e rapaduras.

“Estamos preparados para atender todas as modalidades do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com exceção do PAA Leite, e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae)”, diz Luisiane Gondim. “Faz parte dos nossos princípios básicos incentivar a execução das políticas públicas do PAA, mas também ambicionamos atender o setor privado, através das redes de supermercados.”

Os agricultores familiares e empreendedores familiares rurais envolvidos na criação da Coopaferce se articularam com os municípios para que criem leis para aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Suasa). “Isso nos permitirá comercializar para o mercado nacional”, assinala Luisiane Gondim. No futuro, acrescenta ela, a Coopaferce quer chegar ao mercado externo.

A Coopaferce, segundo sua diretora-presidente, busca ainda o desenvolvimento sustentável. “Estamos localizados no sertão central cearense, maior celeiro produtivo do estado, que estava totalmente abandonado pelo setor público. Havia aqui um modelo agrário inadequado, prejudicial ao meio ambiente. Por isso, trabalhamos com um acompanhamento diferenciado, voltado ao desenvolvimento agrário e a sustentabilidade, através da assistência técnica responsável, recuperação de áreas degradadas, revitalização produtiva e da preservação.”

Serviço

Anúncio da criação da Cooperativa dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Estado do Ceará (Coopaferce)
Dia: 20 de junho (quinta-feira), às 14h
Local: CE 356, KM 04, Aracoiaba – CE

Assessoria de imprensa Conafer

Contatos: (61) 8189-1211
Contato Coopaferce: (85) 9666-8893
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet