Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Economia

Economia

Agronegócio impulsiona setor de automóveis e Mato Grosso tem crescimento de 4,5% enquanto país recua

08 Jan 2014 - 17:13

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Agronegócio impulsiona setor de automóveis e Mato Grosso tem crescimento de 4,5% enquanto país recua
Enquanto o Brasil registrou retração de 2,2% na venda de veículos, Mato Grosso, impulsionado pelo agronegócio, caminha na direção contrária e cresceu 4,5% no setor durante 2013, em relação ao ano anterior.

De acordo com dados da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores de Mato Grosso (Fenabrave-MT), divulgados por sua assessoria, em 2013 Mato Grosso registrou 121,2 mil emplacamentos. Em 2012 esse número ficou em 116 mil.

Segundo a Fenabrave-MT, entre os segmentos de maior destaque estão o de caminhões – que cresceu 43,7% - e o de comerciais leves (caminhonetes), que teve incremento de 14,2%.

Leia também:
Vendas de máquinas agrícolas cresceram 18,4% em 2013, diz Anfavea
Crescimento da safra brasileira de grãos é expectativa positiva para balança comercial em 2014

“O bom momento do agronegócio também é o grande responsável pelos bons números no setor automotivo, visto que empresários do agronegócio investem na aquisição de caminhonetes e caminhões para a renovação de frota, impulsionados principalmente pela necessidade de transporte da safra e pelas linhas de crédito atrativas”, declarou o presidente da Fenabrave-MT, Manoel Guedes.

Os municípios mato-grossenses com maior destaque no levantamento foram Rondonópolis e Sinop, importantes polos do agronegócio nacional. Rondonópolis teve 15% de crescimento no emplacamento de veículos, enquanto Sinop registrou 12,1% de incremento.

Cuiabá contabilizou 34.169 emplacamentos, número 4% maior do que em 2012. Já Várzea Grande manteve-se praticamente estável, com leve queda de 0,6%, o que, segundo a Fenabrave-MT, é consequência do fechamento da Avenida da Feb (local que concentra concessionárias) em virtude das obras da Copa, redirecionando compradores para Cuiabá.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet